Fez as revisões programadas pela montadora? Está certíssimo, agora se deixa para depois você pode ter uma surpresa ingrata.
Uma revisão bem feita não só garante o bom funcionamento do veículo, como também sua durabilidade e a segurança dos ocupantes.
Porque fazer a revisão bem feita para o funcionamento do seu carro?
De acordo com a DPaschoal, um veículo com a manutenção em dia é mais eficiente em termos de consumo de combustível, por isso, a revisão adequada pode otimizar o desempenho do motor, garantindo uma condução mais econômica e sustentável.
“Muitos dos problemas mecânicos graves que testemunhamos poderiam ter sido evitados se tivessem sido detectados e corrigidos precocemente durante uma revisão de rotina.
Entendendo que muitos motoristas querem manter as revisões em dia seguindo o manual do carro”, afirma Danilo Ribeiro, coordenador técnico do CTTi (Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação) da DPaschoal.
Para ajudar a abrir seus “óleos”, a marca nos ajudou a preparar este post com 5 motivos para você não deixar de fazer a revisão:
-
Segurança em Primeiro Lugar
A segurança é fundamental para motoristas, passageiros, pedestres, ou seja, todo mundo que utiliza as vias e suas adjacências.
Com as revisões regulares é possível identificar e corrigir problemas que podem gerar riscos de acidentes no futuro se forem negligenciados.
Desde freios desgastados até pneus sem condições, uma revisão abrangente vai garantir as condições ideais para o veículo.
-
Economia a Longo Prazo
É melhor prevenir do que remediar. Possivelmente você já ouviu ou falou essa frase. As revisões vão justamente reduzir as chances de reparos caros no futuro.
Quando é identificado algum problema menor antes de se tornar grande, os proprietários economizam não só dinheiro, como também tempo, além de evitar dores de cabeça desnecessárias.
-
Desempenho Otimizado
Um carro bem cuidado com certeza vai funcionar melhor em relação um que não tem tanto esmero.
Por meio da verificações regulares de fluidos, filtros e componentes essenciais, os profissionais garantem a máxima eficiência do veículo, assim há uma melhora no desempenho do carro e economia de combustível.
-
Confiabilidade e Tranquilidade
Só quem já ficou sem carro por alguma falha e isso mudou sua rotina sabe do que estou falando, pois poucas coisas são mais estressantes do que ficar preso na estrada devido a uma falha mecânica inesperada.
Ao investir em revisões regulares, os proprietários podem desfrutar de maior confiabilidade em seus veículos. Isso proporciona paz de espírito ao saber que seu carro está em boas condições e pronto para enfrentar qualquer jornada.
-
Valorização do Veículo
Tem intenção de trocar de carro no futuro? Mesmo se não é preciso se atentar a manutenção regular do seu veículo.
Esse é o tipo de cuidado que aumenta significativamente o valor de revenda. Isso porque os compradores podem se dispor a pagar mais por um carro que tenha sido bem cuidado e documentado com registros de serviço completos.
Em outras palavras, uma história de manutenção abrangente pode ser um diferencial na hora da negociação.
Leia também: 5 erros que farão seu mecânico rico.
O que é feito em uma revisão preventiva no veículo?
A revisão é um verdadeiro check up do veículo, que avalia os componentes mais importantes, como sistema de freios, fluidos, filtros, entre outros. A revisão programada da DPaschoal, por exemplo, abrange os seguintes pontos:
-
Troca de Óleo: Utilizando óleo de qualidade, garante a lubrificação adequada do motor, prolongando sua vida útil e mantendo o desempenho.
-
Troca do Filtro de Óleo: O filtro de óleo é substituído para garantir que o óleo novo permaneça limpo e eficaz por mais tempo.
-
Troca do Filtro de Combustível: Mantém o sistema de combustível limpo e eficiente, garantindo um desempenho suave e eficaz do motor.
-
Rodízio dos Pneus: Promove o desgaste uniforme dos pneus, prolongando sua vida útil e melhorando a segurança na estrada.
-
Filtro de ar: Responsável por filtrar o ar que entra no sistema de admissão, removendo impurezas que podem prejudicar o desempenho e a vida útil do motor.
Além disso, também é realizada a revisão de segurança, que atesta itens presentes no manual do proprietário para a identificação de potenciais problemas mecânicos e elétricos do veículo, como freios, suspensão, fluidos, correias e etc.