Kicks Play vs. Kait: comparativo revela semelhanças e diferenças entre os dois SUVs da Nissan
Compare o Nissan Kait com o Kicks Play: preços, equipamentos e tecnologia. Descubra como o Kait mantém a base 1.6 aspirada, mas ganha ADAS e ACC para brigar no segmento de SUVs de entrada.
A Nissan está renovando sua linha de SUVs de entrada no Brasil, substituindo o veterano Kicks Play (primeira geração do Kicks rebatizada) pelo novo Kait. Embora o Kait se baseie na mesma plataforma e motorização do antecessor, uma análise comparativa de equipamentos e preços mostra que a marca japonesa está investindo em tecnologia e segurança para se manter competitiva.
Nissan Kicks Play vs. Nissan Kait
O Kait é construído sobre a mesma Plataforma V do Kicks Play (código P02F), resultando em dimensões praticamente idênticas. Ambos têm cerca de 4,30 metros de comprimento, 2,62 metros de entre-eixos e um excelente porta-malas de 432 litros.
O conjunto mecânico também é herdado: o confiável motor 1.6 aspirado flex (até 113 cv e 15,5 kgfm de torque) acoplado ao câmbio automático CVT.

Preços: Mais Equipamento na Base, Menos Variação no Topo
A tabela de preços revela que o Kait chega ao mercado com uma oferta mais clara de equipamentos, especialmente nas versões de entrada e intermediárias, com um foco mantido no consumidor PcD:
| Versão | Preço Kait (R$) | Preço Kicks Play (R$) | Comparação e Destaques do Kait |
| Active | R$ 117.990 | R$ 117.990 (Active Plus) | Preço idêntico. O Kait Active já oferece itens como rodas de liga 17″, faróis/lanternas em LED, chave presencial e multimídia 8″. |
| Sense Plus | R$ 136.590 | R$ 131.590 (Sense) | R$ 5.000 mais caro. O Kait Sense Plus adiciona sistemas de segurança ADAS (Assistente de Frenagem e Permanência em Faixa), um grande diferencial. |
| Advance Plus | R$ 146.890 | R$ 151.190 (Advance Plus) | R$ 4.300 mais barato. O Kait Advance Plus oferece painel digital, multimídia 9″ sem fio e carregador por indução. |
| Exclusive | R$ 152.990 | Não disponível | Nova versão topo. O Kait retoma a opção Exclusive, trazendo recursos premium como Piloto Automático Adaptativo (ACC) e Câmera 360º. |
Nota: Os preços do Kait são de lançamento, enquanto os do Kicks Play são os mais recentes antes da descontinuação.

Tecnologia e Segurança: O Salto do Kait
Onde o Kait realmente se destaca é na lista de equipamentos, que o torna mais competitivo contra os rivais de plataforma moderna.
| Item | Kicks Play (Base) | Kait (Sense Plus) | Kait (Exclusive) |
| Piloto Automático Adaptativo (ACC) | Não | Não | Sim |
| Frenagem de Emergência | Não | Sim | Sim |
| Assistente de Faixa | Não | Sim | Sim |
| Câmera 360º | Não | Não | Sim |
| Multimídia | 7″ (cabo) | 8″ (cabo) | 9″ (sem fio) |
A inclusão de recursos ADAS já na versão intermediária (Sense Plus) é o principal trunfo do Kait para justificar a diferença de preço em relação ao Kicks Play Sense, elevando o nível de segurança ativa do SUV.
Design: Um Novo Rosto Global
O visual é a maior quebra de continuidade. O Kait abandona o estilo mais arredondado do Kicks Play em favor de uma identidade moderna alinhada aos SUVs globais da Nissan (Ariya e X-Trail).

O design conta com:
-
Capô elevado
-
Faróis estreitos com luzes diurnas de LED posicionadas logo abaixo.
-
Letreiro “Kait” em destaque na tampa do porta-malas.
Em resumo, o Nissan Kait utiliza a base confiável e de baixo custo do Kicks Play para entregar um produto com design atualizado e um pacote tecnológico muito mais robusto, essencial para brigar no segmento de entrada do mercado de SUVs.
Considerando os novos itens de segurança, você trocaria o Kicks Play pelo novo Kait? Comente sua escolha!
Leia aqui: Nissan Kait chega ao Brasil com produção em Resende antes de 20 países
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.