Kia Stonic só emplacou 97 unidades em 2025: veja os carros que o Brasil ignorou

O Kia Stonic, um SUV híbrido de R$ 154.990, emplacou apenas 97 unidades em 2025. Descubra quais carros tecnológicos (Kona, Niro) e sedãs (Jetta, Accord) também venderam pouco e por que o consumidor os ignorou.

Os números de emplacamentos de 2025 revelam que nem mesmo a força da eletrificação e a alta tecnologia garantem o sucesso de vendas no Brasil. O Kia Stonic, um SUV compacto híbrido mild hybrid (MHEV) com preço sugerido de R$ 154.990,00, registrou apenas 97 unidades vendidas ao longo do ano, segundo dados da FENABRAVE.

Veja os carros bons que o Brasil ignorou 

O desempenho pífio do Stonic, que oferece um conjunto moderno de motorização 1.0L Turbo Smartstream (T-GDI) e diversos assistentes de condução, expõe como o posicionamento de mercado e o reconhecimento de marca podem ser mais decisivos do que as especificações técnicas para o consumidor brasileiro.

O Stonic não está sozinho no banco dos modelos tecnologicamente atraentes que não conseguiram conquistar o público. Outros veículos da Kia, como o SUV híbrido Niro (242 unidades) e o Sportage (554 unidades), também apresentaram números modestos, indicando que a marca sul-coreana enfrenta desafios em massa.

Veja os carros bons que o Brasil ignorou – Foto: Divulgação

O Hyundai Kona, SUV que divide o line-up com o Stonic em termos de proposta de valor e motorização moderna, emplacou 634 unidades, um volume baixo que sugere que o consumidor, ao buscar um SUV, optou por modelos mais consolidados ou com produção nacional.

A lista de carros que, apesar de boas características, venderam pouco em 2025, inclui:

Modelo Emplacamentos (2025) Destaque
KIA/STONIC 97 SUV Híbrido MHEV com 7 marchas e dupla embreagem.
HONDA/ACCORD 208 Sedã tradicional de alto padrão, sucumbiu à migração SUV.
KIA/NIRO 242 Híbrido da Kia.
HYUNDAI/KONA 634 SUV tecnológico, também não decolou nas vendas.
AUDI/A5 875 Veículo premium de nicho.

A Queda dos Sedãs e a Migração Implacável para SUVs

A baixa procura por modelos como o Stonic é um lado da moeda. O outro lado é a queda contínua de categorias que já foram líderes de mercado. Sedãs tradicionais e executivos continuam em declínio acentuado, confirmando a preferência do brasileiro por SUVs compactos e intermediários.

O Honda Accord, por exemplo, conseguiu apenas 208 emplacamentos. O VW Jetta, apesar de ser um nome forte, registrou 924 unidades, um número baixo se comparado ao volume geral da marca. O mercado migrou, e mesmo lançamentos ou carros de nicho com motorizações sofisticadas (como o Stonic com seu motor Kappa 1.0L Turbo e sistema MHEV 48V) lutam para justificar o preço de R$ 154.990,00 em um segmento altamente competitivo.

Leia aqui: Hilux 2026 é revelada: descubra segredo do novo motor e visual que surpreende

Stonic vendeu pouco, mas tem muita tecnologia! Você pagaria R$ 154.990,00 ou prefere um SUV mais tradicional? Comente sua escolha!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.