Kia Stonic só emplacou 97 unidades em 2025: veja os carros que o Brasil ignorou
O Kia Stonic, um SUV híbrido de R$ 154.990, emplacou apenas 97 unidades em 2025. Descubra quais carros tecnológicos (Kona, Niro) e sedãs (Jetta, Accord) também venderam pouco e por que o consumidor os ignorou.
Os números de emplacamentos de 2025 revelam que nem mesmo a força da eletrificação e a alta tecnologia garantem o sucesso de vendas no Brasil. O Kia Stonic, um SUV compacto híbrido mild hybrid (MHEV) com preço sugerido de R$ 154.990,00, registrou apenas 97 unidades vendidas ao longo do ano, segundo dados da FENABRAVE.
Veja os carros bons que o Brasil ignorou
O desempenho pífio do Stonic, que oferece um conjunto moderno de motorização 1.0L Turbo Smartstream (T-GDI) e diversos assistentes de condução, expõe como o posicionamento de mercado e o reconhecimento de marca podem ser mais decisivos do que as especificações técnicas para o consumidor brasileiro.
O Stonic não está sozinho no banco dos modelos tecnologicamente atraentes que não conseguiram conquistar o público. Outros veículos da Kia, como o SUV híbrido Niro (242 unidades) e o Sportage (554 unidades), também apresentaram números modestos, indicando que a marca sul-coreana enfrenta desafios em massa.

O Hyundai Kona, SUV que divide o line-up com o Stonic em termos de proposta de valor e motorização moderna, emplacou 634 unidades, um volume baixo que sugere que o consumidor, ao buscar um SUV, optou por modelos mais consolidados ou com produção nacional.
A lista de carros que, apesar de boas características, venderam pouco em 2025, inclui:
| Modelo | Emplacamentos (2025) | Destaque |
| KIA/STONIC | 97 | SUV Híbrido MHEV com 7 marchas e dupla embreagem. |
| HONDA/ACCORD | 208 | Sedã tradicional de alto padrão, sucumbiu à migração SUV. |
| KIA/NIRO | 242 | Híbrido da Kia. |
| HYUNDAI/KONA | 634 | SUV tecnológico, também não decolou nas vendas. |
| AUDI/A5 | 875 | Veículo premium de nicho. |
A Queda dos Sedãs e a Migração Implacável para SUVs
A baixa procura por modelos como o Stonic é um lado da moeda. O outro lado é a queda contínua de categorias que já foram líderes de mercado. Sedãs tradicionais e executivos continuam em declínio acentuado, confirmando a preferência do brasileiro por SUVs compactos e intermediários.
O Honda Accord, por exemplo, conseguiu apenas 208 emplacamentos. O VW Jetta, apesar de ser um nome forte, registrou 924 unidades, um número baixo se comparado ao volume geral da marca. O mercado migrou, e mesmo lançamentos ou carros de nicho com motorizações sofisticadas (como o Stonic com seu motor Kappa 1.0L Turbo e sistema MHEV 48V) lutam para justificar o preço de R$ 154.990,00 em um segmento altamente competitivo.
Leia aqui: Hilux 2026 é revelada: descubra segredo do novo motor e visual que surpreende
Stonic vendeu pouco, mas tem muita tecnologia! Você pagaria R$ 154.990,00 ou prefere um SUV mais tradicional? Comente sua escolha!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.