Kia Niro já está registrado no Brasil; conheça detalhes do modelo!

Na noite da última quarta-feira (20/10), a Kia anunciou uma série de novidades. Além do novo logotipo (que já tinha sido apresentado em outros países), a marca confirmou a chegada de um SUV híbrido: a pequeno Stonic. Mas, a chegada de mais um carro ainda pode acontecer no ano que vem: o Kia Niro. E mais: o carro já está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e teve seus dados de consumo divulgados pelo Inmetro. Saiba mais!

 

Kia Niro
Kia Niro (Foto: Divulgação/Kia)

Kia Niro já tem patente registrada e dados de consumo divulgados; conheça o modelo!

O Kia Niro não chega a ser uma novidade no mercado mundial. Isso porque o SUV híbrido foi apresentado ao mundo em 2016. No mesmo ano, participou do Salão do Automóvel de São Paulo.

Dois anos depois, repetiu a dose e esteve presente no estande da montadora sul-coreana no evento realizado no São Paulo Expo. Mas, sua chegada oficial ainda é uma grande incógnita, embora o modelo já esteja registrado no INPI, conforme já mencionado.

Em dezembro de 2020, o presidente José Luiz Gandini tinha anunciado que ele chegaria no começo deste ano. Mas isso acabou não acontecendo. Já no começo de outubro neste ano, o site “Guia do Carro” noticiou que ele e o Stonic chegariam ao mercado em meados de 2022. Em resposta à equipe de reportagem do site, própria Kia confirmou a informação e disse que os prazos foram adiados por conta da crise dos semicondutores.

O SUV menor já chegou. Já o segundo ainda gera bastante dúvidas. Ainda mais porque ele já está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além disso, seus dados de consumo estão presentes no PBE Veicular do Inmetro. Há ainda uma dúvida com relação a qual geração estará sendo vendida por aqui. Isso porque um novo modelo está sendo esperado em 2022.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Kia Niro (Foto: Divulgação/Kia)

Flagra na Coréia do Sul

De acordo com o site Notícias Automotivas, esta segunda geração do Kia Niro já foi flagrada na Coréia do Sul e nos EUA. Uma de suas novidades seria o porte menor. A dianteira irá trazer o novo logotipo da marca. Mas atual modelo já é bastante interessante também. Ele compartilha a plataforma com outro veículo eletrificado do grupo: o Hyundai Ioniq. As dimensões deste utilitário esportivo são:

  • Comprimento: 4.355 mm
  • Largura: 1.805 mm
  • Altura: 1.545 mm
Kia Niro
Kia Niro (Foto: Divulgação/Kia)

O design é bastante parecido com o atual Kia Sportage vendido no Brasil. A grade dianteira, por exemplo, possui o já conhecido conceito “nariz de tigre”. Em sua última reestilização, ele ganhou novos para-choques. O conjunto óptico também passaram por algumas mudanças.

 Interior

Kia Niro
Kia Niro (Foto: Divulgação/Kia)

Por dentro, o bom espaço interno para cinco pessoas não passa batido. Afinal, estamos falando de um carro com entre-eixos de 2.700 mm. Nos países em que ele está sendo oferecido, ele traz centro do painel a central multimídia. Ela pode ser tanto de oito polegadas quanto de 10,25 polegadas.

O mesmo vale para o painel de instrumentos. Ou seja, ele está disponível com telas de 4,2 polegadas ou 7 polegadas. Destaque ainda para câmera de ré e o ar-condicionado automático.

Conjunto mecânico

Kia Niro (Foto: Divulgação/Kia)

O Kia Niro tem um sistema híbrido bastante poderoso. Um dos motores é o 1.6 aspirado. Este pode gerar uma potência de 105 cv  e torque de 15,3 kgfm. Já o motor elétrico pode produzir 44 cv e 17,3 kgfm.

Com eles, o sistema pode produzir uma potência combinada de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automatizada (dupla embreagem) de sete marchas.

Uma outra pista de sua chegada é o fato dele estar no relatório de consumo do Inmetro. E segundo ele, o carro pode fazer 16,8 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar