Hyundai HB20 passa por teste de segurança e resultado surpreende

O Hyundai HB20, um dos modelos mais populares do Brasil entre os hatches, passou por teste global de segurança. Veja o resultado!   

O Hyundai HB20 é um dos modelos mais populares do Brasil atualmente. Destaque principalmente entre os hatches, o modelo compacto passou por teste global de segurança. Veja o resultado!   

Hyundai HB20 passa por teste de segurança e resultado surpreende

Teste de colisão apontou mudança na capacidade de segurança do modelo (Foto: Divulgação)

HB20 passa por novo teste de segurança

Periodicamente, o Latin NCAP, um dos programas de avaliações de segurança de veículos em todo o mundo, analisa como se saem os veículos com maior apelo. 

Desta vez, quem passou por nova bateria de testes foi o Hyundai HB20

Durante a nova edição de avaliações do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o hatch da Hyundai foi colocado à prova após a atualização do equipamento básico de segurança para seis airbags de série em toda a região.  

Na avaliação anterior, o Hyundai HB20 tinha sido classificado com estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres. 

A versão anterior do Hyundai HB20 com apenas dois airbags de série foi avaliada pelo Latin NCAP em 2020 com uma classificação de zero estrela.

A fabricante atualizou o modelo adicionando seis airbags de série, adicionando tecnologias ADAS, entre outras atualizações.

Resultado da nova avaliação

Agora, durante a nova bateria de testes, o novo Hyundai HB20 produzido no Brasil, obteve três estrelas. 

Hyundai HB20 passa por teste de segurança e resultado surpreende

Teste de colisão apontou mudança na capacidade de segurança do modelo (Foto: Divulgação)

O modelo,  que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve as seguintes notas: 

  • 68,30% em Ocupante Adulto
  • 74,85% em Ocupante Infantil
  • 34,32% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada
  • 65,12% em Assistência à Segurança

Nesse sentido, o novo HB20 foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, além de ESC/Moose.

O teste foi realizado com a versão mais básica do modelo, já que outras versões incluem equipamentos como, por exemplo: 

Sistemas opcionais de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).

Teste com HB20: seis airbags

Antes de tudo, o impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção adequada para o peito do passageiro dianteiro. 

Os joelhos apresentaram proteção marginal. A estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis.

O impacto lateral, por sua vez, mostrou boa proteção para a cabeça, o abdômen e a pélvis, enquanto a proteção para o peito foi marginal. 

Já o impacto lateral do poste apresentou boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção marginal para o tórax e proteção adequada para o abdômen. 

Por fim, a chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal para o pescoço do adulto.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA