Honda ZR-V chega ao Brasil em 2023 e pode ter preços do Corolla Cross
O novo HR-V norte-americano será lançado no Brasil em 2023. Por aqui, o carro receberá um nome diferente: Honda ZR-V.
A categoria dos SUVs médios irá ganhar mais um integrante japonês em breve. O novo HR-V norte-americano será lançado no Brasil em 2023. Por aqui, o carro receberá um nome diferente: Honda ZR-V. O novo modelo terá uma missão de ser o grande rival do Toyota Corolla Cross. O preço competitivo deve ser um dos grandes atributos do carro.
Detalhes do Honda ZR-V, que será lançado no Brasil em 2023
Algumas informações sobre o veículo foram confirmadas por Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda, à revista especializada Quatro Rodas. Este modelo será um dos carros que a marca pretende apresentar em nosso mercado em breve. De acordo com o executivo, o novo SUV surgirá por aqui no próximo ano.
Também foi confirmado por Akiyama que o Honda ZR-V virá importado do México. Com relação aos preços, a publicação diz que os valores podem ser semelhantes aos do Toyota Corolla Cross, que será rival do novo carro da Honda. Atualmente, o carro, lançado em nosso mercado no ano passado, custa entre R$ 158.780 (XR) e R$ 204.190 (XRX Hybrid).
Nos Estados Unidos, o novo veículo da Honda está custando a partir de US$ 23.650 na versão LX. Não há valores definidos ainda para o Brasil, mas este novo veículo deve chegar com preços bem competitivos. Hoje, muitos SUVs médios possuem preços na mesma faixa de preço.
O Honda ZR-V nada mais é que novo HR-V norte-americano, que foi apresentado neste mês e terá um visual diferente que o modelo vendido em outras praças. Vale ressaltar que o carro será um dos lançamentos da Honda no Brasil. O HR-V global, por exemplo, chegará em agosto.
Além disso, também deve chegar ao Brasil a nova geração do CR-V, que ainda será apresentada ao mundo e terá diversas novidades. O novo Civic também deve ser lançado, mas será importado. Sem falar que contará com a versão Type R. Aliás, o novo ZR-V e o Civic possuem algumas coincidências, como a plataforma
O lançamento deste novo utilitário esportivo significa ainda que a rivalidade entre Honda e Toyota ganhará novos capítulos. Além de disputarem a preferência dos compradores de sedãs médios, as marcas se enfrentam na categoria dos hatches compactos (City hatch x Yaris hatch) e na dos sedãs compactos (City Sedan x Yaris Sedan).
Detalhes do novo SUV
O novo ZR-V que todos nós veremos aqui no Brasil será o HR-V lançado nos Estados Unidos neste mês de junho. Este modelo possui algumas diferenças com relação ao HR-V vendido mundialmente. A começar pela plataforma. Um outro detalhe importante é o visual do modelo. Este HR-V norte-americano não será um SUV-cupê.
Como podemos ver nas fotos, o veículo terá linhas de um SUV mais tradicional. O carro mede 4,53 m de comprimento e 1,79 m de largura. Seu visual traz detalhes interessantes. Na dianteira, a grade frontal (que pode vir no formato de colmeia) se destaca. Já os faróis trazem um visual moderno. Destaque para a assinatura em “L”.
Na lateral, o modelo conta com rodas de liga leve, que podem ser de 17 polegadas ou 18 polegadas, e alguns detalhes em preto (as capas dos retrovisores, por exemplo). Na traseira, as lanternas não possuem uma barra entre elas e placa está no meio da tampa do porta-malas. Este novo HR-V possui um entre-eixos de 2,65 m.
Podemos destacar ainda o porta-malas de 690 litros. O painel é bastante semelhante ao do novo Civic. Destaque para a central multimídia ao centro. Quem se destaca também é o painel de instrumentos digital e o volante. Pensando em equipamentos, o carro traz um ar-condicionado dual zone, o pacote Honda SENSING e entre outros.
O HR-V está equipado com um motor 2.0 aspirado (i-VTEC), que pode produzir uma potência máxima de 160 cv e um torque de 19,1 kgfm. A transmissão é uma automática do tipo CVT. Esta será mesma motorização do Honda ZR-V vendido no Brasil? Bom, existe a expectativa que o carro use um motor 1.5 Turbo Flex, que rende 182 cv e 24,5 kgfm.
Com informações de Quatro Rodas
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.