Honda revela o Novo Civic Type R para ralis

A Honda lança o Civic Type R HRC Rally XP, uma versão de rali do icônico esportivo de 315 cv. Conheça as mudanças no design, no interior de corrida e o que esperar do motor turbo 2.0.

Enquanto a maioria dos carros esportivos se dilui em crossovers urbanos, o Honda Civic Type R manteve viva a chama do prazer ao dirigir, celebrando o câmbio manual e um chassi excepcionalmente ágil. Agora, com 315 cv sob o capô, este ícone está pronto para deixar o asfalto e encarar a terra.

Honda revela o Novo Civic Type R HRC Rally XP para ralis

A Honda anunciou o lançamento do Civic Type R HRC Rally XP, uma versão de rali que fará sua estreia oficial no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin, Texas, neste fim de semana. Este modelo de competição sinaliza a entrada da Honda no emocionante mundo do rali.

Embora a Honda ainda não tenha revelado a ficha técnica completa do HRC Rally XP, a versão de rali já mostra mudanças significativas no visual e, principalmente, no interior, necessárias para o uso em competições.

O Type R de rali ostenta a clássica pintura HRC (Honda Racing Corporation) em vermelho, branco e azul, combinada com rodas brancas calçadas em pneus todo-terreno com cravos. A presença dos logotipos da American Rally Association (ARA) sugere que o carro participará da próxima temporada do Campeonato Nacional ARA.

Honda revela o Novo Civic Type R HRC Rally XP para ralis - Foto: Divulgação
Honda revela o Novo Civic Type R HRC Rally XP para ralis – Foto: Divulgação

 

  • Exterior: A carroceria mantém o visual agressivo do Type R padrão, incluindo a imponente asa traseira. Contudo, o capô ganhou novas saídas de ar para otimizar o resfriamento. O sistema de escapamento triplo foi abandonado, dando lugar a um único tubo.

  • Motorização: Espera-se que o motor turbo de 2.0 litros seja mantido, mas com as devidas modificações no motor, na transmissão, na suspensão e no diferencial de deslizamento limitado para suportar a dureza das pistas de rali.

  • Transmissão: Felizmente para os puristas, a transmissão manual de seis marchas foi mantida.

    Foto: Divulgação

Cabine de Corrida

O interior foi drasticamente modificado, abandonando o luxo e o conforto de rua em favor da segurança e funcionalidade de corrida:

  • Segurança: Os bancos vermelhos e os painéis de porta foram removidos para a instalação de uma gaiola de proteção (roll cage).

  • Assentos e Controles: O interior agora conta com um par de bancos de corrida, um volante de corrida OMP simples e um novo painel de instrumentos digital focado no piloto, com luzes de mudança de marcha integradas.

  • Funcionalidade: Os controles de climatização deram lugar a comandos físicos mais simples. A tela touchscreen principal de 9,0 polegadas permaneceu, e o câmbio manual ganhou um essencial freio de mão manual de alavanca alta para manobras de rali.

Apresentação no GP dos EUA

Mais informações e a ficha técnica completa do HRC Rally XP devem surgir neste fim de semana, durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos. O carro exibe o nome de Liam Lawson no vidro traseiro, indicando que o piloto do carro de F1 da Racing Bulls poderá fazer uma demonstração para os fãs, marcando a grande estreia do novo carro de rali da Honda.

Qual superesportivo você gostaria de ver transformado em um carro de rali? O Civic Type R HRC Rally XP está à altura da tradição de rali da Honda? Comente abaixo!

Leia aqui: Novo Honda Accord híbrido chega ao Brasil com cérebro do Google

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.