GP São Paulo de F1 cresce 30% em 2022 e movimenta R$ 1,37 bilhão
O GP São Paulo de F1 de 2022, realizado no último final de semana, superou as expectativas da Prefeitura e bateu recordes; veja os números
Segundo levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o GP São Paulo de F1 de 2022, realizado no último final de semana, superou as expectativas, tanto em relação à movimentação financeira, quanto de público. Na 50ª edição de Grandes Prêmios em solo brasileiro, foi registrado um impacto econômico de R$ 1,37 bilhão para a cidade de São Paulo.
Além do marco econômico, o recorde de público também foi batido, com a presença de 235.617 pessoas no autódromo José Carlos Pace — 30% a mais que na edição de 2021. O cálculo dos impactos econômicos foi realizado pela FGV com informações da Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo, da São Paulo Turismo (SPturis).
A previsão inicial da Prefeitura de São Paulo era de movimentar R$ 1 bilhão, o que mostra que o resultado final superou a expectativa em quase R$ 400 milhões. Durante os dias de evento, exposições artísticas relacionadas a grandes nomes do esporte, como a inauguração do busto de Ayrton Senna e a homenagem a Lewis Hamilton, foram realizadas, o que aproximou mais o público do Grande Prêmio.
“Tivemos 15 mil empregos gerados, rede hoteleira lotada, excelente organização e muita emoção e diversão. A prefeitura investe em melhorias constantes no Autódromo de Interlagos para receber a F1 e outras provas de velocidade, além de shows nacionais, internacionais e grandes eventos de entretenimento”, comemora o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
O impacto econômico de R$ 1,37 bilhão (R$ 826,2 milhões diretos e R$ 545 milhões indiretos) aponta um crescimento real de 29,8% em relação a 2021, quando foram movimentados R$ 960 milhões. Tamanha movimentação econômica gerou R$ 206,4 milhões em impostos, em um aumento real de 30,4% na comparação com o evento anterior – a arrecadação de tributos em 2021 havia sido de R$ 143,8 milhões.
A atividade econômica realizada pelo GP São Paulo de F1, impacta outros setores em um efeito-dominó. Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público, de acordo com a prefeitura.
Já os impactos indiretos correspondem à movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização da Fórmula 1. O número de profissionais envolvidos no evento deste ano foi de 13.708, um crescimento 42,8% em relação a 2021, que contou com 9.598 pessoas.
GP São Paulo teve exposição recorde de mídia
A exposição de mídia da cidade de São Paulo com a realização do GP também registrou crescimento. Nesta edição, o evento gerou 448,6 milhões de dólares em retorno de mídia para a cidade, um recorde, de acordo com a gestão municipal.
O tipo de exposição gerado foi, em maior parte, pela transmissão da prova ao vivo para mais de 180 países e 445 milhões de espectadores globais únicos – 82,8% da exposição foi graças à transmissão do evento; 12% por mídia online e 5,3% foi por mídia impressa.
O valor total da exposição de mídia gerado nos três anos de realização do GP São Paulo foi de mais de 1 bilhão de dólares para a cidade: em 2019, o retorno da exposição foi de US$ 208,1 milhões; em 2021, US$ 403,1 milhões; e em 2022, US$ 448,6 milhões.
O Grande Prêmio de São Paulo está confirmado no calendário Mundial de Fórmula 1 de 2023 e já está com a venda de ingressos aberta. O evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro do ano que vem, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.