Ayrton Senna é homenageado com escultura em Interlagos; saiba como visitar

Uma homenagem inédita a Ayrton Senna foi apresentada no Autódromo José Carlos Pace (conhecido como Autódromo de Interlagos), em São Paulo (SP), na quarta-feira (9), semana do GP de São Paulo de Fórmula 1. A escultura foi produzido pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto tricampeão mundial. 

A obra de arte feita em alumínio polido e facetado tem 3,5 metros de altura, pesa 550 quilos e faz parte das comemorações dos 50 anos de Grandes Prêmios de F1 sediados no Brasil. Veja a seguir os detalhes e saiba como visitar a obra.

Escultura de Ayrton Senna em Interlagos: saiba como visitar

Escultura Senna Interlagos
Sobrinha do piloto, a artista Lalalli Senna esculpiu a escultura (Foto: Fábio Falconi/RF1)

A apresentação da escultura foi feita nesta semana por conta da realização do GP de São Paulo 2022. Apesar disso, a inauguração oficial e abertura ao público do busto com o rosto de Ayrton Senna será realizada somente em 2023.

VEJA TAMBÉM

Segundo a Prefeitura de São Paulo, para garantir que a escultura seja vista por quem passe pela área externa do autódromo, um muro do circuito de Interlagos ainda será demolido. Os trabalhos devem estar finalizados até o fim do ano.

A partir de fevereiro de 2023, a obra “Nosso Senna” será inaugurada ao público em grande estilo. A partir dessa data, as pessoas poderão ver a peça pessoalmente, de acordo com os horários e dias de funcionamento do autódromo – o que será divulgado posteriormente pela administração municipal.

O objetivo é tornar a escultura um ponto de encontro ainda mais especial, ampliando o legado e a mensagem de Ayrton Senna para a cidade e para os seus fãs em todo o mundo. 

A escultura de Ayrton Senna ganhará ainda um toque ‘phygital’, com diversas atrações interativas que mesclam o físico e o digital.  Através de QR-Codes instalados junto ao busto e em seu entorno, o público poderá acessar vídeos com mais informações sobre o piloto, poderá ouvir playlists de suas músicas prediletas e algumas outras surpresas cujos detalhes seguem mantidos em segredo – um deles, já revelado, será um mini game feito especialmente para os fãs que forem conhecer o local.

A artista Lalalli Senna celebrou a conclusão da escultura e a oportunidade de compartilhar esse momento junto com a família, relembrando todo o período da produção e processo final da obra de arte. 

Abertura ao público da homenagem será apenas em 2023 (Foto: Fábio Falconi/RF1)

“É um momento muito especial poder estar aqui em Interlagos e ver de perto a emoção de todos ao olhar a obra pela primeira vez. Essa escultura foi um pedido da minha avó, Dona Neyde, mãe do Ayrton, e ela realmente gostou bastante. A minha sensação é de realização ao poder entregar essa homenagem para todos que puderem vir a Interlagos, já que essa obra é um presente da família aos fãs de Ayrton e uma forma de retribuir o carinho que temos recebido por tantos anos”, disse Lalalli Senna.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar