O governo de São Paulo anunciou o Acordo Paulista, que permite regularizar os débitos de IPVA do seu veículo. O programa oferece desconto em juros e multa. A seguir, o Garagem360 revela cinco pontos que você precisa saber sobre essa novidade. Confira!
O que preciso saber sobre o Acordo Paulista IPVA?
Após a divulgação do Acordo Paulista IPVA, muitas dúvidas surgiram em relação ao programa lançado pelo governo do estado.
Por isso, o Garagem360 traz os principais pontos para ajudá-lo a compreender melhor o Acordo Paulista IPVA.
1- Golpe do Acordo Paulista IPVA
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) não envia guias de pagamento por e-mail ou whatsapp. Ela também não faz ligações para os contribuintes.
Portanto, ao receber qualquer tipo de comunicação se passando por funcionários da procuradoria, redobre a atenção. Isso porque, criminosos têm aproveitado o programa para aplicar golpes.
Leia também:
-
5 bons carros que ficarão isentos do IPVA 2025 em SP e farão você economizar
-
Sem dinheiro para pagar o IPVA 2024? Saiba até quando você pode rodar com o imposto pendente
2- Regras do Acordo Paulista IPVA
Antes de iniciar o seu processo de negociação, leia o regulamento do programa. Afinal, nem todas as pessoas estão aptas para participar do projeto.
Um dos principais pontos é em relação aos débitos, que precisam estar inscritos em dívida ativa há mais de dois anos.
3- Prazo do Acordo Paulista IPVA
Os interessados em negociar o débito do IPVA precisam ficar atentos. O acordo já está liberado desde a última quarta-feira (25/09). A sua data de vencimento está programada para o dia 20 de dezembro de 2024.
4- Processo de negociação do Acordo Paulista IPVA
A negociação com os interessados no programa é feita de forma online. O governo criou um site exclusivo para o Acordo Paulista IPVA.
5- Foco do programa
Num primeiro momento, o Acordo Paulista IPVA tem como objetivo concentrar os esforços do programa em motoristas de aplicativo e nos profissionais que trabalham com entrega.
“Quantas pessoas deixaram de trabalhar por não terem o documento regularizado de seu veículo ou de sua motocicleta. A gente quer abrir um caminho para quem a carteira de motorista é também a carteira de trabalho. Para que as pessoas possam se restabelecer, voltar a trabalhar e ter uma luz no fim do túnel”, destacou o governador Tarcísio de Freitas, no lançamento do programa.
E você, o que achou do Acordo Paulista IPVA? Comente!
Leia também: Reembolso do IPVA: quando é possível solicitar?