Reembolso do IPVA: quando é possível solicitar?

O reembolso do IPVA é um direito que grande parte dos motoristas não sabe que ele existe. Por isso, o Garagem360 revela em quais situações isso é possível. Acompanhe e descubra todos os detalhes. 

Quando posso restituir o valor do IPVA? 

As regras da restituição do IPVA variam de acordo com cada estado. Porém, em alguns casos, as normas são as mesmas.

Logo abaixo, o Garagem360 traz alguns exemplos. Confira: 

IPVA em Minas Gerais

Os mineiros podem solicitar a restituição de valor pago em caso de veículo roubado ou furtado. O valor devolvido é proporcional entre a data do crime e a data de sua devolução. 

Leia também:

IPVA no Paraná 

De acordo com a Secretaria de Fazenda do Estado, os paranaenses podem solicitar a devolução do tributo em caso de perda total do automóvel. Contudo, isso é possível diante de duas situações:

  • O carro é baixado por sucata no cadastro do Detran;

  • A quantia do tributo é maior que o devido após alteração no sistema do órgão. 

IPVA no Mato Grosso 

Nesse estado, os contribuintes precisam entrar com um processo. Lá, o valor não é restituído em dinheiro. Ou seja, o motorista obtém um abatimento em outro automóvel que ele for comprar posteriormente.

IPVA em São Paulo

Os paulistas, que também tiveram seus veículos roubados ou furtados, podem solicitar a restituição de valores proporcionais do IPVA. 

É importante dizer que todas as possibilidades acima foram consultadas diretamente no órgão de cada estado. Logo, tratam-se de informações seguras e com credibilidade. 

Já em alguns casos, os contribuentes precisam redobrar a atenção, uma vez que criminosos têm usado o IPVA para aplicar golpes. Portanto, fique atento quando receber qualquer tipo de mensagem em relação ao tributo, seja no celular ou em seu e-mail. 

O segredo para evitar dores de cabeça é sempre dar preferência para os órgãos oficiais do seu estado, combinado? 

E, para conhecer outros tipos de golpes que são praticados pelos criminosos, dê o play no vídeo abaixo e assista:

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Agora é LEI: cobrança antecipada do IPVA em caso de transferência passa a ser PROIBIDA

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar