Gosta de chamar atenção? Veja o que diz a lei sobre modificar escapamento das motos

Saiba de uma vez por todas quais as regras para modificar escapamento de motos e veja quando o condutor está sujeito à aplicação de penalidades; confira!

Você sabe o que diz a lei sobre modificar escapamento das motos? Bem, essa é uma prática bastante comum entre aqueles que têm o veículo de duas rodas, porém, é preciso tomar alguns cuidados.

Ao contrário do que muita gente pensa, existe até mesmo um limite de decibéis para a emissão de ruídos em qualquer tipo de veículo, e não respeitá-lo pode trazer grandes problemas para o responsável.

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Pode modificar escapamento de motos?

Bem, na verdade, não. Isto é, todas as características do fabricante devem ser mantidas nas motos, assim como acontece para carros e demais veículos.

Dessa forma, é provável que você esteja pensando no que fazer quando o escapamento original precisa ser trocado, mas, nesse caso, a resposta é um pouco diferente.

O que acontece é que a troca do escapamento não é proibida, desde que o item possua as mesmas especificações vindas de fábrica. Ou seja, deu defeito? É só substituir por um igual.

Por outro lado, no caso da instalação de “estraladores”, bem como de escapamentos esportivos e/ou cano de metal, vale dizer que a troca é ilegal, e pode trazer problemas para o responsável pelo veículo.

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Quais são as regras para troca de escapamento de moto?

  1. Sempre manter as características originais de fábrica
  2. Respeitar o volume máximo de 75 a 80 decibéis para as motos (quando o assunto é ruído)

Por parte do fabricante:

  • Homologar o modelo junto aos órgãos competentes
  • Comprovar que o veículo está dentro das regras de comercialização do país

Um problema bastante comum, no entanto, é que as motos saem de fábrica de acordo com as regras vigentes, mas parte dos proprietários realizam alterações indevidas.

De acordo com Sergio Oliveira, diretor-executivo da Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas, o ideal seria criar uma forma de certificação para o mercado de reposição, assim como acontece com os capacetes.

“O problema é que as autoridades exigem que os fabricantes de motocicletas atendam às regras, mas não existem normas para os escapamentos vendidos no mercado de reposição”, menciona o diretor.

Foto: Freepik

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Vitória Marques
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