Fumaça no escapamento do carro? Aprenda a identificar o problema

Fumaça no escapamento do carro? Aprenda a identificar o problema
Foto: AdobeStock

Em algumas situações, não é preciso saber de mecânica para identificar possíveis problemas com o seu carro e, assim, levá-lo a uma oficina mecânica. Por exemplo, uma coisa que podemos observar é quando existe fumaça no escapamento do carro.

Em geral, essa condição costuma indicar necessidade de manutenção ou alguma avaria já instalada. Além disso, a tonalidade desta fumaça, mesmo que suave, indica problemas específicos.

Curioso(a)? Então, confira a seguir o tipo de fumaça que pode ser emitido do escapamento do automóvel e o que cada uma das cores costumam indicar, de acordo com especialistas da Nakata Automotiva – uma das maiores fabricante de autopeças do Brasil.

Fumaça no escapamento do carro? Aprenda a identificar o problema
Foto: Assunção Automotiva e Escapamentos

Fumaça no escapamento do carro: preta, azul, branca, vapor

Primeiramente, vale ressaltar que quando o motor do automóvel está em perfeitas condições, a ponta do escape não acumula materiais estranhos – que são os agentes que dão coloração à fumaça. Portanto, em geral, fumaça “colorida” é sinal de problemas. Vamos lá!

Fumaça preta ou escura

Caso você perceba que o escapamento do seu carro esteja soltando fumaça preta ou escura, é aconselhável levar o automóvel a uma oficina mecânica de confiança o quanto antes. Isso porque, esse tipo de fumaça costuma indicar desde falhas na injeção ou carburador, até nas válvulas, sistema de ignição, filtro de ar ou sensores.

Vale saber também que, caso o problema não seja solucionado, o veículo apresentará um alto consumo de combustível. Os problemas indicados pela fumaça preta ou escura fazem com que o motor receba mais combustível do que o necessário, assim, não conseguindo queimar o que entra nos cilindros.

fumaça preta escapamento do carro
Foto: Pinterest

Fumaça azulada

Fumaça cinza azulada é mais comum do que imaginamos. E quando isso ocorre com o escapamento do carro diversos podem ser os problemas. Por exemplo, fumaça azulada pode indicar:

  • Lubrificante está abaixo do normal;
  • Óleo a mais do que o indicado;
  • Desgaste dos anéis pela alta quilometragem;
  • Falha nas vedações das válvulas;
  • Entupimento do sistema de ventilação do cárter;
  • Defeito na junta do cabeçote;
  • Avarias no eixo da turbina, entre outros.
Fumaça cinza azulada saindo do escapamento do carroé mais comum do que imaginamos
Foto: Pinterest

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Fumaça branca

Quando há fumaça branca saindo pelo escape do carro, em geral, a indicação é de queima do fluído de freio. De acordo com os especialistas da Nakata, o prolema se dá quando o cilindro está com algum defeito interno. Assim, o fluido vaza para dentro do servofreio e, como o componente utiliza o vácuo do motor, o óleo acaba por ser aspirado junto.

Quando há fumaça branca saindo pelo escape do carro, em geral, a indicação é de queima do fluido de freio.
Foto: Pinterest

Vapor de água

Não é bem uma fumaça, mas vamos abordar vapores de água que podem sair pelo escapamento do carro. Por exemplo, em dias frios, na hora das partidas é comum que escape solte um pouco de vapor até que o motor aqueça.

No entanto, se perceber que essa situação está exagerada, reavalie o local em que você abastece o automóvel, pois pode se tratar de combustíveis adulterados. No caso, o estabelecimento pode estar colocando mais água do que o adequado.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar