GM segue os passos da Ford e resolve sair de 2 países na América do Sul – BR está em risco?

GM segue os passos da Ford e resolve sair de 2 países na América do Sul. Saiba quais são os países e como anda a coisa no Brasil.

A General Motors (GM) anunciou o fechamento definitivo de suas fábricas em dois países na América do Sul: Colômbia e no Equador, encerrando suas operações de produção de veículos nesses países. 

Fábrica da GM em Bogotá - Foto: Divulgação
Fábrica da GM em Bogotá – Foto: Divulgação

GM anuncia fechamento de fábricas na América do sul 

De acordo com o comunicado da montadora, a fábrica da Colômbia encerrou as atividades na última semana de março, enquanto no Equador, as portas vão fechar definitivamente em agosto deste ano. 

A decisão, tomada em meio a um cenário de retração econômica, gerou apreensão sobre o futuro da empresa na região, inclusive no Brasil. 

A fábrica de Bogotá, inaugurada em 1958, e já produziu modelos como Chevrolet Spark, Sail e Onix. A unidade empregava cerca de 850 funcionários e produziu mais de 2 milhões de veículos ao longo de sua história. 

Segundo a Agência de Notícia Reuters, a montadora está negociando com o governo a demissão dos funcionários.

O Ministério do Trabalho da Colômbia vai inspecionar a fábrica em uma série de visitas, com o objetivo de proteger os direitos dos trabalhadores.

A fábrica de Bogotá já não opera com toda a capacidade há alguns anos. Nos últimos meses estava operando com 9% da capacidade, disse a General Motors. 

Um relatório divulgado por dois grupos industriais colombianos mostrou que o fechamento da fábrica se dá em meio ao menor nível de vendas em 14 anos. 

Já a fábrica de Quito no Peru foi inaugurada em 1965 e já produziu Tracker Aveo e Sail, por exemplo. A unidade emprega cerca de 700 pessoas e está operando com 13% da capacidade. 

Assim como aconteceu com a Ford no Brasil, a GM afirmou que continuará comercializando seus veículos nos dois países. 

A GM corre o risco de sair do Brasil?

Por enquanto não. O fechamento das fábricas na Colômbia não deve ter impacto direto nas operações da GM do Brasil. 

No entanto, a empresa anunciou a demissão de mais de 50 funcionários na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. A medida faz parte da série de 1,2 mil demissões informadas em outubro do ano passado em suas três fábricas no estado.  

Recentemente, a unidade de São José dos Campos completou 65 anos. Inaugurada em 10 de março de 1959, é responsável pela produção da S-10 e da Trailblazer, além de motores 4 cilindros e outros componentes.  

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA