GM Chevrolet abandona carros elétricos para expandir produção de picapes nos EUA

GM Chevrolet ajusta planos: aposta em picapes a gasolina Silverado e Sierra em vez de veículos elétricos na fábrica de Orion Assembly nos EUA, diante da demanda. Entenda a nova estratégia.

Em uma mudança estratégica significativa, a General Motors (GM) anunciou planos de reverter parte de sua estratégia de eletrificação nos Estados Unidos.

GM Chevrolet abandona carros elétricos para expandir produção de picapes nos EUA

De acordo com o Autoblog a montadora transferirá a produção do SUV de luxo Cadillac Escalade para a fábrica de Orion Assembly, em Michigan. Além disso, a unidade aumentará a capacidade de produção das picapes a gasolina Chevrolet Silverado e GMC Sierra.


A fábrica de Orion Assembly, que inicialmente estava destinada a ser um polo de produção de veículos elétricos, agora terá um foco expandido em modelos movidos a gasolina a partir de 2027. Atualmente, o Escalade é produzido em Arlington, Texas, junto com outros SUVs de grande porte da GM.

A decisão de complementar a produção da Silverado e Sierra na Orion, além da capacidade existente em Fort Wayne, Indiana, reflete uma adaptação da GM à demanda do mercado.

GM Chevrolet abandona carros elétricos para expandir produção de picapes nos EUA - Foto: Reprodução
GM Chevrolet abandona carros elétricos para expandir produção de picapes nos EUA – Foto: Reprodução

Este anúncio acontece cerca de um mês após a GM revelar um investimento multibilionário para apoiar a produção nacional, tanto de veículos a combustão quanto elétricos. Em 10 de junho, a montadora confirmou um aporte de US$ 4 bilhões nos próximos dois anos para reconfigurar instalações como Orion Assembly, Fairfax (Kansas) e Spring Hill (Tennessee), visando a produção de futuros veículos.

O Cenário do carros elétricos: desaceleração e reajustes

A mudança de planos para Orion se deve principalmente à desaceleração na demanda por veículos elétricos, que provocou atrasos na retomada da produção de EVs. Como resultado, a GM designou a fábrica Factory Zero, em Detroit, como a unidade dedicada à fabricação de veículos elétricos como o Chevrolet Silverado EV, GMC Sierra EV, Hummer EV e Cadillac Escalade IQ.

A fábrica de Orion, por sua vez, continuará a fabricar módulos de bateria para os veículos elétricos de grande porte produzidos na Factory Zero.

Em declaração ao Detroit Free Press, um porta-voz da GM afirmou que as mudanças em Orion visam “atender à forte demanda contínua dos clientes” por picapes e SUVs a gasolina. “A GM tem orgulho de ter Michigan como sede, e essas mudanças fortalecerão ainda mais nossa presença industrial”, completou o porta-voz.

O que você acha dessa mudança de estratégia da GM? Acredita que é um sinal de que os veículos a combustão ainda terão um longo reinado, ou apenas um ajuste temporário? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA