Recentemente viralizou na internet um vídeo que traz um modo ”inovador” de restaurar pneu usado. No entanto, isso não é um bom negócio.
Pneu reutilizável bomba na internet
Um vídeo foi postado nas redes socais tem dado o que falar. Na gravação um ”profissional” utiliza uma espécie de serra para redesenhar as linhas do pneu desgastado.
A ação curiosa e que promete aumentar a vida útil do pneu, bombou na web e em tom de brincadeira ganhou repercussão pelo país.
VEJA TAMBÉM
No entanto, a possibilidade de a sugestão ser aderida por uma parte do público preocupa já que o método obviamente não é nem um pouco eficaz.
Como já mencionado em reportagens anteriores no Garagem360, pneus automotivos têm prazo de validade, e portanto ”prolongar” a vida útil desse item é uma ação muito perigosa, uma vez que eles são um dos equipamentos mais importantes de um veículo.
Iniciativas como as do vídeo que ganhou grande audiência, não são recomendadas por especialistas, também por fugir da fiscalização quanto a segurança individual dos motoristas e passageiros de um veículo.
Modo certo de lidar com o pneu
Dada a importância do uso de pneus conservados no automóvel, prestar atenção quanto ao modo como preservá-los é fundamental.
Além de questões de segurança, a preservação dos pneus pode gerar uma economia.
Porém, tudo tem um limite, nesse caso é a validade do pneu ou sua deformação.
Sendo assim, a manutenção preventiva nos pneus precisa ser feita seguindo algumas etapas periódicas, como: alinhar e balancear, calibrar e conferir seu emparelhamento com o veículo.
Vale destacar também que os pneus são um dos equipamentos automotivos que mais sofrem adversidades, por estarem em contato com o exterior.
Desta forma, o modo de condução seguro é outro aliado para evitar danos e aumentar o tempo de uso dos pneus.
Lei a respeito dos pneus
Além de possíveis facilitadores e causadores de acidentes, os pneus em estado ruim de conservação podem ser alvos de autuação pelos agentes de trânsito.
Em caso de flagrante com uso de pneus em más condições a punição prevista é de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa no valor de R$ 195,23, por se tratar de uma infração grave. Além disso, o veículo tende a ser apreendido para regularização.