Ford Maverick quer ser a anti-Toro, mas será que vai conseguir?

A Ford Maverick traz de volta um nome nostálgico, já que remete ao modelo vendido no Brasil durante os anos 1970. Porém, ela será uma picape.

A Ford Maverick traz de volta um nome nostálgico, já que remete ao modelo vendido no Brasil durante os anos 1970. Porém, a denominação será dada a uma picape intermediária, de porte próximo ao da Fiat Toro, e que foi revelada na semana passada nos Estados Unidos. E ela tem tudo para ser um dos próximos lançamentos da marca do oval azul no território brasileiro.

Dessa forma, fica o questionamento para esse futuro embate: será que a Maverick conseguirá fazer frente ao sucesso da picape da Fiat?

Ford Maverick

Picape da Ford pretende concorrer com a Fiat Toro |Foto: Divulgação/Ford

Ford Maverick: ela será a anti-Toro?

Primeiramente, é importante ressaltar que este é um exercício de futurologia. Afinal, para comparar de fato as duas picapes é preciso andar em ambas. E como a Maverick só surgiu para o público norte-americano, por ora só resta comparar as dimensões e propostas de uso dela e da Toro.

Embora pareça maior do que realmente é – talvez por conta do visual inspirado na F-150 –, na verdade a Ford Maverick tem tamanho semelhante ao da Toro. São 5,07 m de comprimento, 3,07 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,74 m de altura. Dessa forma, ela tem 13 cm a mais de um para-choque ao outro e 8 cm a mais no entre-eixos. Altura e largura são iguais em ambas.

Se o tamanho é próximo, a motorização é relativamente diferente. Sob o capô, a Maverick terá duas opções de conjunto mecânico: um 2,5l híbrido de 193 cv de potência combinada atrelada a um câmbio automático do tipo CVT. Já o outro motor é o 2,0l Ecoboost turbo de 253 cv. Nesse caso, a transmissão é a automática de oito marchas, a mesma do Ford Bronco.

O mais provável é que esse motor seja o escolhido para vir para o mercado brasileiro. Dessa forma, a picape seria mais potente que a Toro, mas só beberia gasolina, enquanto a Fiat tem propulsores flex e diesel.

Versatilidade

A Ford Maverick utiliza boas soluções para seu interior. Um exemplo é o bom porta-trecos que há debaixo do banco traseiro. Com isso, a Ford criou um compartimento que aparenta ser espaçoso e que fica protegido.

Ford Maverick

Ford adotou boas soluções no interior |Foto: Divulgação/Ford

Porém, a caçamba da Ford consegue ser, ao mesmo tempo, melhor e pior que a da Toro. Isso porque ela leva vantagem na litragem (são 942 litros contra 937 litros da Fiat). No entanto, a capacidade de peso é menor. Enquanto a Maverick consegue transportar 680 kg, a Toro é capaz de levar 750 kg na versão 1.3 turbo e 1 tonelada com o motor diesel.

Ponto determinante: o preço

O preço é justamente o que deve afastar as duas picapes. Nacional, a Fiat Toro tem uma ampla gama de versões e preços que vão entre R$ 115 mil e R$ 190 mil, aproximadamente.

Já a Ford Maverick será importada. E, assim como o Bronco, deverá vir em apenas uma versão e com preços superiores aos R$ 150 mil.

Ford Maverick

Interior é moderno e tem elementos do Bronco |Foto: Divulgação/Ford

Dessa forma, por mais que possa ser uma picape mais próxima da Toro que a Renault Duster Oroch, e até prometendo um bom conjunto, a Maverick tende a ser mais uma sombra da líder, mas ainda longe de disputar de igual para igual, da mesma forma que acontece com Jeep Compass e Ford Bronco.

LEIA TAMBÉM: Hyundai Santa Cruz seria uma boa opção para o Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA