Ford anuncia fim da produção do jipe T4 em setembro

Alguns veículos ficam marcados na cabeças dos fãs. Sejam eles pelos números de demempenho mostrados nas pistas (como uma Ferrari F40) ou por serem verdadeiros ícones de uma geração (como um VW Fusca). O Troller T4 é marcado por ser um jipe bastante aventureiro.

No entanto, assim como os exemplos mostrados acima, ele deixará de ser produzido. A Ford anunciou que o utilitário deixará de ser produzido em setembro.

Foto: DIvulgação/Troller

Ford: Fim da produção do jipe T4

Ele estava sendo fabricado na planta de cidade de Horizonte, localizada no Ceará desde o lançamento. De acordo com o site “Guia do Carro”, os funcionários ficaram sabendo da notícia por meio de um e-mail enviado pela montadora norte-americana. O local produz 150 veículos por mês e será desativada em novembro. Componentes e peças continuarão sendo feitos até o período.

Já o quadro de funcionários atual é composto 477 funcionários. A fábrica está negocianando com o Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú (Sidimetal) as condições para o desligamento dos mesmos.

T4
Foto: DIvulgação/Troller

De uma coisa nós já sabemos. Nenhuma marca poderá usar a marca e nem o desenho do utilitário esportivo T4.  Segundo o jornal “Diário do Nordeste”, a Ford não abre mão das patentes do veículo. Enquanto isso, o futuro das instalações segue incerto.

A publicação informa que a marca dos Estados Unidos já está negociando a venda da fábrica localizada no Ceará. Os donos seriam grupos de investidores brasileiros. Ao contrário do que se imagina, eles não possuem ligação com automóveis. E terão que começar a construir um veículo desde começo.

Foto: DIvulgação/Troller

Uma marca que já possui uma certa história por aqul. A Troller foi fundada em 1997. Entre seus principais produtos, se destacam justamente o pequeno T4. Este jipe começou a ser produzido no mesmo ano e virou uma das referência dos veículos off-road. Até de campeonatos de rally ele participou. Outro veículo que ela fabricou foi a simpática picape Pantanal.

Dez anos depois, a Ford Motor Company Brasil Ltd. a adquiriu e passou a oferecer recursos. Atualmente, a Troller possui 18 concessionárias espalhadas pelo país. O jipe teve 1.301 unidades vendida no ano passado.

Troller T4 2021

T4
Foto: DIvulgação/Troller

O Troller T4 nunca perdeu sua essência. Ele ainda traz como seu principal atributo a valentia e a diversão off-roada. Claro, muitas mudanças aconteceram desde seu lançamento, mas ele é o mesmo aventureiro de duas portas. Suas dimensões são:

  • Comprimento: 4.095 mm
  • Altura: 1.936 mm
  • Largura: 1.992
  • Entre-eixos: 2.585 mm

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T4
Foto: DIvulgação/Troller

Ele está sendo oferecido em duas opções de acabamento. Elas são chamadas de XLT Connect (TX4 Connect). Você pode encontrar o veículo custando a partir de a partir de R$ 198.400. Seu design é bem marcante. A atual geração possui uma grade com protetor em fibra.

Já o conjunto ótico é formado lanternas de LED. Além dos faróis de neblina. Enquanto isso, ele caça rodas de liga leve de 17 polegadas (acabamento em Cinza Londres Escuro e desenho exclusivo).

Foto: DIvulgação/Troller

Ele é bastante tecnológico também. É possível encontrar nele a nova central multimídia Troller Connect. Com uma tela de sete polegadas, você pode emparelhar seu smartphone (Android Auto e Apple CarPlay), por exemplo. Este carro ainda traz:

  • Ar-condicionado dual-zone
  • Barras estabilizadoras
  • Piloto Automático
  • Volante multifuncional
  • Câmera de ré
  • Alto-falantes
  • Entre outros

Conjunto mecânico

Foto: DIvulgação/Troller

O Troller T4 2021 traz sob o capô o propulsor Duratorq 3.2L diesel de cinco cilindros. Sua potência máxima de 200 cv. Já o torque é de 470 Nm entre 1.750 e 2.500 rpm. Pensando nas transmissões, o carro pode trazer a manual de seis velocidades e o automático de seis marchas.

Por fim, ele traz um sistema de 4×4 com reduzida. Além das já tradicionais trações 4×2 e 4×4.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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