Flagra: VW Tera 2026 híbrido deverá chegar um pouco mais tarde para nós
Flagra: VW Tera 2026 híbrido deverá chegar um pouco mais tarde para nós. Veja qual a previsão de lançamento do SUV nacional.
O novo SUV de entrada da Volkswagen, o Tera 2026, tem sido alvo de diversos flagras e especulações. Recentemente, fotos do modelo em testes na Suécia revelaram detalhes do design, que segue a identidade visual do VW Tiguan europeu.
No entanto, a versão híbrida do modelo, tão aguardada no mercado nacional, deverá chegar apenas no próximo ano. Veja o que já é fato sobre o lançamento.

Quando chega o VW Tera?
A Volkswagen planeja apresentar o Tera no carnaval do Rio de Janeiro, mas apenas nas versões Comfort e High.
A versão de entrada conta com o motor 1.0 MPI de três cilindros de até 84 cv e câmbio manual de cinco marchas. Já a versão topo de linha conta com o motor 1.0 Turbo, o TSi, que no Polo entrega 116 cv.
O modelo, que será produzido na fábrica de Taubaté, utiliza a plataforma MQB do Polo e compartilha componentes com o Skoda Fabia, produzido no Leste Europeu.
As fotos revelam um design robusto, mesmo se tratando de um B-SUV menor que T-Cross e Nivus. É possível notar vincos marcantes nas laterais e caixas de roda com acabamento preto.
A dianteira, com capô e faróis horizontais, seguem a linha do novo Tiguan. Na traseira, as panteras horizontais são conectadas por uma barra iluminada, conforme imagem abaixo:
Versão híbrida atrasada
A versão híbrida do Tera 2026 só deve chegar realmente em 2026. O motivo do atraso é justamente o sistema híbrido-flex em desenvolvimento.
Em outubro de 2024, o perfil Placa Verde no Instagram flagrou um VW Polo camuflado com sensores instalados nas rodas, um indicativo de que a marca já está fazendo testes de uma nova opção mecânica no país.
Esses sensores servem para levantar dados sobre o consumo, sistemas de detecção de pressão dos pneus, entre outras variantes.
A marca ainda não divulgou detalhes sobre a motorização híbrida, mas a expectativa é de estreia no próprio Tera ou em uma versão inédita do Polo.
O que mais sabemos sobre o VW Tera?
Além da motorização e do atraso na versão híbrida já temos uma ideia das dimensões do Tera. Possivelmente, deve ficar na casa dos 4,10 metros de comprimento, largura de 1,78 metros, altura de 1,45 metros e entre-eixos de 2,56 metros.
O interior terá um painel inspirado no Skoda Fabia, com design moderno e tecnológico.
Mais informações, só semana que vem com o carnaval.
Eai, ansioso pelo Novo VW Tera? Responda nos comentários!
Leia também: Volkswagen Tera tem o motor do Polo? Veja as semelhanças entre os dois modelos de 2025.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.