Fique atento: especialista revela sinais de mau funcionamento do motor

Nem sempre é possível para um leigo identificar os sinais de mau funcionamento do motor. Muitas vezes, essas pessoas só conseguem detectar o problema quando o estrago já está feio e o conserto pode ficar mais caro. 

A melhor prevenção ainda é a manutenção periódica, com revisões, troca de óleo, filtros e demais fluidos. Mas não se preocupe, o Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra, empresa que detém marcas como a NGK, vai ajudar. 

Quais os sinais de mau funcionamento no motor?

Himori destaca alguns sinais de mau funcionamento, como atraso no tempo da partida e aumento no consumo de combustível. Segundo ele, parte do combustível injetado queima totalmente, levando a marcha lenta, falhas na aceleração e aumento da fumaça que sai do escapamento. 

Além deles, Himori destaca outros problemas:

Resíduo ou encharcamento de gasolina

É possível identificar problemas no combustível pela mudança na coloração do isolador cerâmico, comumente chamado de cerâmica das velas de ignição. Geralmente sua coloração é branca justamente para identificar problemas caso mude sua cor original. 

“Esse problema decorre da presença de combustível não queimado e ocorre mais frequentemente se o carro é abastecido com gasolina. A causa pode ser a falta de estanqueidade nos injetores, o que compromete o funcionamento do motor e pode causar falhas, além de contaminar o óleo lubrificante do motor reduzindo a sua vida útil”, destaca Himori. 

Resíduo ou encharcamento de óleo

Acontece quando há algum vazamento de óleo do motor para dentro da câmara de combustão. O resultado é o acúmulo do óleo e isso vai levar a falhas no desempenho. 

O principal motivo é o desgaste além da conta das guias de válvulas, ressecamento de retentores de válvulas, desgaste de anéis, cilindros tortos os ovais, pressão do cárter abaixo do necessário ou sistema na injeção nos carros com motor turbo. 

A maioria desses problemas é causada por falhas no óleo, seja o modelo errado, óleo abaixo do nível ou velho: Nestes casos, é necessária uma análise mais criteriosa do motor, o consumo de óleo lubrificante pode levar a danos graves”, ressalta Himori. 

O mínimo que o proprietário deve fazer é trocar o óleo do motor, filtros e demais fluidos do veículo - Foto: Divulgação
O mínimo que o proprietário deve fazer é trocar o óleo do motor, filtros e demais fluidos do veículo – Foto: Freepik

Acúmulo de carbono

O acúmulo de ar e combustível em excesso também causa problemas no veículo, resultando em consumo elevado de combustível ou óleo lubrificante. 

A falta de manutenção básica, que vai além das trocas de óleo, evitaria todos esses problemas. Himori ainda destaca a importância de verificar as velas de ignição, que sofrem desgaste com o tempo e precisam ser substituídas conforme informado pelo fabricante. 

A simples inspeção das velas e do isolador cerâmico pode evitar muitos problemas ao motor e alertar a futuras manutenções necessárias. 

Leia também:

A importância da manutenção em velas e nos cabos de ignição.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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