Confira simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS

simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS
O teto para compra de veículos com isenção do ICMS por pessoas com deficiência passou de R$ 70 mil para R$ 100 mil (Foto: Divulgação/Hyundai)

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) anunciou mudanças que impactam diretamente na compra de carros PcD, no início deste mês. Assim, o teto para compra de veículos com isenção do ICMS pelo público PcD passou de R$ 70 mil para R$ 100 mil. Esta isenção, porém, possui algumas regras específicas. Para explicar, o Garagem360 esclarece como as regras são na prática, além de trazer a simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS! Veja a seguir!

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Foto: Pixabay.com

Confira simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS

A medida

Atualmente, o público PcD já pode adquirir veículos que custam até R$ 140 mil com isenção do Imposto sobre a Propriedade Industrial (IPI). Claro, este valor pode aumentar para R$ 200 mil quando o Projeto de Lei nº 5.149/2020 for sancionada. Já com relação da isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os interessados precisam um pouco mais de atenção.

A medida aprovada Confaz não traz tantas mudanças para os modelos que custam até R$ 70 mil. Estes terão isenção total. Porém, os modelos que custam até R$ 100 mil terá apenas uma isenção parcial. No caso, o ICMS será cobrado pela diferença. Em um carro que custa R$ 100 mil, por exemplo, será cobrado a taxa em cima dos R$ 30 mil.

Vale lembrar que esta medida é bastante importante, visto que o leque de opções aumentou. No entanto, também é importante ressaltar que os estados poderão escolher se querem seguir a regra ou não. A porcentagem do ICMS na maioria dos estados é de 12%. Já em São Paulo ela é de 14,5%. Os nossos colegas do Mundo do Automóvel Para PcD fez a simulação com alguns modelos: Hyundai HB20, Chevrolet Onix Plus e Fiat Pulse. Veja a seguir!

Hyundai HB20 Platinum 1.0 TGDi

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Hyundai HB20 (Foto; Divulgação/Hyundai)

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O Hyundai HB20 é um dos carros mais vendidos do País. Fabricado em Piracicaba-SP desde sua primeira geração, o modelo se destaca por ser bastante econômico. A versão Platinum é a mais cara do veículo abaixo da marca dos R$ 100 mil. Atualmente, seu preço público é de R$ 96.090. Agora, com os descontos do ICMS e do IPI, o modelo passa a custar R$ 81.405,71.

Este carro traz um bom pacote de equipamentos. Além disso, o carro está equipado com 1.0 TGDI 12V Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 120 cv e um torque máxima 17,5 kgfm. O carro ainda traz uma transmissão automática

Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo

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Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Um dos sedãs mais conhecidos do Brasil é o Chevrolet Onix Plus. A versão do sedã do Onix possui grandes atributos. Seu porta-malas, por exemplo, possui um espaço para 500 litros. Sem falar que o carro tem um ótimo espaço interno e está entre os mais econômicos de sua categoria. Até R$ 100 mil, você pode comprar o modelo LTZ. Ele está custando R$ 97.190 (preço sugerido) ou R$ 82.433,77 com descontos do ICMS.

Esta carro está equipado com o motor 1.0 Turbo. Sua potência máxima é de 116 cv. Já seu torque máximo é de 16,8 kgfm. O carro traz uma transmissão automática de seis velocidades.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

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Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Por fim, vamos falar do Fiat Pulse. Este SUV compacto foi uma das grandes novidades do mercado brasileiro. Além de uma motorização interessante, o carro traz um pacote de equipamentos bastante completo. Uma de suas versões mais em conta é a Drive 1.3 CVT. Ele está custando R$ 93.990. Após a isenção do ICMS, o veículo estará custndo R$ 76.275,59 (ou R$ 80.482,84, caso você more no estado de São Paulo).

O carro traz sobre o capô o motor 1.3 Firefly. Ele pode gerar uma potência máxima de 107 cv e um torque máximo de 13,7 kgfm. Vale lembrar que este carro já vem equipado com a nova transmissão do tipo CVT.

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Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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