Fiat Panda 2024 x Novo Citroën C3; saiba o que vem por aí

O Fiat Panda é o modelo europeu que foi usado de inspiração para o desenvolvimento do Fiat Uno brasileiro. O carro será repaginado e a partir de 2024 será totalmente elétrico, assim como outros veículos da Stellantis. O compacto italiano compartilhará detalhes com outro produto do grupo automotivo, o Citroën C3, que também ganhará motorização 0 emissão de carbono, na Europa.

O compacto Fiat Panda ganhará versão eletrificada e compartilhará plataforma com outro modelo do Grupo Stellantis, o Citroën C3
O compacto Fiat Panda ganhará versão eletrificada e compartilhará plataforma com outro modelo do Grupo Stellantis, o Citroën C3 (Foto: Divulgação)

Fiat Panda e Citroën C3 europeus compartilharão plataforma e motorização elétrica

É certo que quando duas marcas distintas fazem parte do mesmo grupo automotivo, há a divisão de tecnologia para potencializar os veículos comercializados, bem como reduzir os custos de produção.

Além disso, o cenário que visa o crescimento forçado dos carros elétricos na Europa torna tudo ainda mais propício.

VEJA TAMBÉM

O Fiat Panda, veículo já consagrado da marca italiana e modelo que serviu de inspiração ao Uno brasileiro, passará por modificações e a partir de 2024 será um modelo elétrico com foco na popularização do segmento.

É válido lembrar que Oliver François, CEO da Fiat Global já anunciou que a partir dessa data, todos os veículos da marca que serão vendidos na Itália e demais países da Europa serão elétricos, e o Panda é um deles.

A imprensa automotiva europeia, afirma que o modelo será o novo irmão do Citroën C3, que também será eletrificado na região, uma vez que ambos os veículos compartilharão uma versão mais simples da plataforma eCMP da Stellantis.

O compacto Fiat Panda ganhará versão eletrificada e compartilhará plataforma com outro modelo do Grupo Stellantis, o Citroën C3
Veículos usarão versão simplificada da plataforma eCMP (Foto: Divulgação)

Carros de baixo custo

Os veículos terão o objetivo de ser uma opção de produto com motorização elétrica por um preço mais acessível.

Além disso, acredita-se que os dois veículos compactos terão quatro metros de comprimento, além de serem lançados com a estética de um crossover.

Ou seja, por mais que tenham um tamanho de um hatchback, contarão com elementos que os deixarão com pegada de utilitário esportivo, como rack de teto, suspensão elevada, proteção nos para-choques e carroceria robusta.

Ainda sobre o design, o portal europeu FCE afirma que o Citroën C3 será basicamente idêntico ao modelo vendido na Índia, enquanto o Fiat Panda será inspirado no Centoventi 2019.

Sobre a motorização elétrica, estima-se que os dois veículos compactos e elétricos sejam comercializados em duas variantes: a primeira delas teria um motor de 60 Kw de potência, o equivalente a 82 cv, e um conjunto de baterias de 40 kWh. Enquanto a segunda chegaria com 80 kW de potência (109 cv), e baterias de 50 kWh.

O compacto Fiat Panda ganhará versão eletrificada e compartilhará plataforma com outro modelo do Grupo Stellantis, o Citroën C3
Citroën C3 vendido na índia (Foto: Divulgação)

Com informações: FCE

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar