Fiat Fastback Abarth: prós e contra do modelo de R$ 171.900

Fiat Fastback Abarth vale a pena: Veja os prós e contra do modelo de R$ 171.900 que se posiciona como o topo de linha entre os carros de passeio da Fiat.

O Fiat Fastback Abarth chegou ao mercado brasileiro prometendo unir o design arrojado do SUV cupê com a esportividade e o “veneno” da marca do escorpião. Com o preço de R$ 171.900, o modelo busca atrair um público que valoriza estética diferenciada e uma pitada de performance. 

Mas será que o Fastback Abarth entrega tudo o que promete pelo preço cobrado? Nós, do Garagem360, vamos tentar elucidar com os prós e contras dessa versão apimentada. Acompanhe!

Quais os pontos positivos do Fiat Fastback Abarth?

Design marcante

A carroceria com linha de teto caída e a identidade visual Abarth, com detalhes em vermelho, dupla saída de escapamento cromada e rodas de liga leve exclusiva de 18 polegadas, conferem ao Fastback Abarth uma presença inegável. 

O aerofólio integrado e os badges de Abarth reforçam essa esportividade. 

Fiat Fastback vale a pena? Foto: Divulgação
Fiat Fastback Abrth vale a pena? Foto: Divulgação

 

Motor turbo potente

O que não falta é potência para o Abarth. Entre os SUVs cupês concorrentes da mesma faixa de preço (e levando em conta os mais baratos), o modelo é o mais potente, com seu motor 1.3 Turbo de 185 cv e 27,5 kgfm. 

A aceleração de 0 a 100 km/h é de 7,6 segundo e velocidade máxima de 215 km (dados da Fiat). 

Calibração esportiva

Além do motor mais potente, a versão Abarth conta com uma calibração esportiva do câmbio de seis marchas, suspensão com acerto mais firme e direção com respostas mais diretas. 

O modo de condução “Poison” intensifica essa característica, tornando a experiência de dirigir mais emocionante. 

Equipamento de série

O Fastback Abarth é o modelo topo de linha entre os carros de passeio da Fiat e como tal é bem equipado, com destaque para:

  • Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless

  • ASR (Controle eletrônico de tração)

  • Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas

  • Drive by Wire (Controle eletrônico de aceleração)

  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)

  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)

  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold

  • Freios ABS com EBD

  • Piloto automático (Cruise Control)

  • Sensor de estacionamento traseiro

  • Ar-condicionado automático e digital

  • Saídas do ar condicionado para os bancos traseiros

  • Banco do motorista com regulagem de altura

  • Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível

  • Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante

Fiat Fastback Abarth - Foto: Divulgação
Fiat Fastback Abarth – Foto: Divulgação

 

Quais os pontos negativos do Fiat Fastback Abarth? 

Preço

O principal ponto negativo é o preço de R$ 171.900. Embora ofereça um pacote interessante, o valor o coloca em uma faixa de mercado com concorrentes de marcas premium, principalmente entre os seminovos. 

Semelhança com o BMW

Essa discussão foi mais acalorada quando o Fastback chegou no mercado. Muitas pessoas acusaram a Fiat de plágio do BMW X6 por suas características, mas o modelo da Fiat tem seus diferenciais.

Acabamento interno

Apesar do design diferenciado, alguns proprietários e avaliações apontam um acabamento interno “pobre” em relação ao preço praticado. A predominância de plástico rígido é um ponto de crítica. 

Fiat Fastback Abarth interior - Foto: Divulgação
Fiat Fastback Abarth interior – Foto: Divulgação

Freio a tambor na traseira

Como assim um carro de mais de R$ 170 mil com “pegada esportiva” com freio a tambor e não a disco nas quatro rodas? Pois é, outro motivo de crítica do Fastback Abarth é a economia com o freio a disco nas rodas traseiras. 

Suspensão firme

Se por um lado a suspensão mais rígida contribui para a esportividade, por outro lado pode comprometer o conforto, principalmente em vias irregulares no uso diário.

Eai, gostou do Fastback Abarth? Responda nos comentários!

Leia também: Fiat Fastback e Pulse Abarth usam freio a tambor atrás, mas por que?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA