Fiat decide e agora só vende carros 1.0 com câmbio manual

Fiat decide e agora só vende carros 1.0 com câmbio manual. Veja como isso impacta o catálogo da montadora no Brasil, seu principal mercado no mundo.

“O mundo não é mais o mesmo Charles”. Se você é um saudosista da combinação motor potente com câmbio manual, tenho uma triste notícia para você: a Fiat decidiu que agora só vende carros 1.0 com câmbio manual, os modelos com motorização superior serão equipados apenas com transmissão automática. 

Fiat decide e agora só vende carros 1.0 com câmbio manual

A Fiat está promovendo uma reestruturação em sua linha de veículos e passeio no Brasil, seu maior mercado no mundo. A montadora confirmou uma tendência já sinalizada: o foco em transmissões automáticas, ou o câmbio automático. 

A decisão mais recente da montadora impacta diretamente os consumidores que preferem a tradicional embreagem, restringindo a oferta de câmbio manual para os modelos equipados com motor 1.0 aspirado. 

A mudança ficou evidente com a descontinuação das vendas das versões manuais do Argo e Cronos equipados com motor 1.3 aspirados de quatro cilindros e câmbio tradicional de cinco marchas. 

Carros da fiat com câmbio manual apenas com motor 1.0 aspirado - Foto: Divulgação
Carros da Fiat com câmbio manual apenas com motor 1.0 aspirado – Foto: Divulgação

Esses dois modelos eram os últimos remanescentes dessa configuração na linha de passeio da Fiat, já que o Pulse 1.3 manual havia sido retirado de catálogo anteriormente. 

Fiat já dava indícios 

O lançamento da linha 2025 do Argo já indicava essa direção. O hatch compacto perdeu a versão Drive 1.3 manual, e agora sua gama se resume a duas opções 1.0 com câmbio manual e duas versões 1.3 (aspirado) equipadas com câmbio automático CVT. 

Na prática, o Cronos era o único carro de passeio da Fiat que ainda oferecia a combinação de motor 1.3 com câmbio manual. No entanto, com a proximidade da reestilização do sedan compacto, espera-se que ele siga o mesmo caminho do Argo, reorganizando suas versões e eliminando a opção manual com motor 1.3.

Apenas os utilitários contam com motor de 4 cilindros e câmbio manual - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Apenas os utilitários contam com motor de 4 cilindros e câmbio manual – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Essa movimentação reforça uma posição que já havia sido comunicada pela própria montadora. A introdução dos modernos motores 1.0 T200 e 1.3 T270 veio acompanhada da afirmação de que essas motorizações foram desenvolvidas para trabalhar com transmissões automáticas, a fim de otimizar o desempenho e a eficiência que essas tecnologias proporcionam. 

Quem quiser a combinação de motor de quatro cilindros e câmbio manual, deve recorrer aos utilitários da marca. Atualmente, a picape Strada, em suas versões Endurance, Freedom e Volcano, ainda oferece a opção de câmbio manual de cinco marchas. Além dela, apenas o Fiorino mantém essa configuração. 

O que achou da mudança? Prefere câmbio automático ou manual? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Fiat Pulse, Argo e Cronos deixam de ser vendidos no Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA