Os hatches elétricos Renault Zoe e Nissan Leaf irão ganhar a companhia de um modelo bastante conhecido no próximo mês. A Fiat anunciou que irá lançar o 500e aqui no Brasil no próximo dia 3 de agosto. O compacto chega para ocupar o espaço deixado pela geração anterior. Além disso, mostra que a Stellantis realmente quer entrar no mundo dos veículos eletrificados.
Fiat 500e dia 03/08 Brasil!
A volta de um clássico. O modelo voltará para o Brasil após a segunda geração ser descontinuada, em 2019. Será a primeira vez que a Fiat venderá por aqui um veículo desse tipo por aqui. Outros veículos ainda poderão chegar nos próximos meses/anos, como o Jeep Renegade 4xe e o Peugeot 205 e-GT.
Seu principal ponto positivo é o sistema elétrico. O motor tem potência de 118 cv e torque de 220 Nm. Pelo menos de acordo com os números divulgados pela Fiat, o desempenho do 500e é bom. Ele pode atingir a velocidade máxima de 150 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos.
Agora, sua bateria tem capacidade para 43 kW. Você pode rodar tranquilamente 320 km (ciclo WLTP).
No design, as principais novidades estão na dianteira. Destaque para a nova grade dianteira (o logotipo foi substituído pelo 500) e os faróis foram renovados. Sem falar das luzes de condução diurna. O grande atributo do interior a generosa central multimídia de 10,25 polegadas.
Pelo menos no modelo Icon (versão que virá para cá) europeu, o 500e Icon traz de série itens como ar-condicionado, controle de estabilidade, cruise control, sensor de chuva e sistema keyless.
Pensando em preços, ele deve ficar na faixa dos R$ 250 mil. Ou seja, concorrerá com outros veículos da mesma categoria com o Nissan Leaf, Mini Cooper SE e Chevrolet Bolt. Claro, não podemos do 205 elétrico, que estará nessa faixa de preço também. Apesar de outros mercados oferecerem cinco opções de acabamento, a versão vendida no Brasil será a Icon.
Eletrificação e Lançamentos
O grupo Stellantis promete algumas novidades para esta segunda metade do ano. Uma delas é montar um ecossistema de mobilidade elétrica. Recentemente, fechou uma parceria com a Estapar e a Enel X para participar do projeto de Ecovagas. Ele tem como principal meta os gerenciamento de uma rede de postos de recargas. Segundo a Ecovagas, os equipamentos podem abastecer 80% da bateria em 3 horas.
Agora, pensando em lançamentos, alguns já são bem conhecidos do público. O principal deles é o novo Fiat Pulse. Esse SUV chega para concorrer no concorrido mercado de SUVs compactos. Além disso, existe a expectativa da marca apresentar a Fiat Strada Ranch no fim do ano. Por fim, o Jeep Commander (um Compass de sete lugares) chegará nos próximos meses.
(Com informações do Estado de São Paulo)