Ferrari revela estratégia comercial para o SUV Purosangue

Ferrari Purosangue acaba de ter a primeira imagem oficial divulgada, veja detalhes
Ferrari Purosangue acaba de ter a primeira imagem oficial divulgada, veja detalhes (Foto: Reprodução / Divulgação)

A Ferrari não tem planos de seguir a Lamborghini e a Porsche, que rapidamente dobraram suas vendas globais depois de estrear seus primeiros SUVs. “O Purosangue representará não mais do que 20 por cento das vendas da empresa, em média”, afirmou o chefe de marketing da Ferrari, Enrico Galliera.

A declaração foi dada na quinta-feira passada (16), quando a fabricante de superesportivos revelou seus planos para os próximos quatro anos. Quando perguntado sobre quantos pedidos a Ferrari já recebeu para o Purosangue, Galliera respondeu: “A demanda será um problema para a empresa, embora positivo”.

O executivo está otimista porque, depois de mostrar o SUV a proprietários de modelos Ferrari em Maranello, “a reação foi muito intensa”. Ele disse que a maioria dos entusiastas da marca “quer comprá-lo”, resultando uma enorme carteira de pedidos.

VEJA TAMBÉM

A montadora tem o histórico de esgotar modelos antes mesmo de serem oficialmente revelados, atraindo endinheirados que já são seus clientes, sempre dispostos a adicionar os modelos mais recentes da marca às suas coleções.

O Purosangue será apresentado em setembro, com entregas aos clientes ocorrendo a partir do início de 2023.

O mercado tem especulado sobre o volume que o Purosangue acrescentaria às vendas totais da Ferrari. A empresa vendeu 11.155 carros em 2021, um crescimento de 22,3% em relação às 9.119 unidades vendidas no ano anterior. 

Ferrari Purosangue roda camuflado pela Europa (Foto: Reprodução)

A Ferrari deixou claro, no entanto, que o novo modelo não terá um impacto semelhante ao do Urus para a Lamborghini ou do Cayenne para a Porsche. “Não queremos dobrar nossos volumes”, disse o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna.

A Porsche vendeu 54.234 carros em 2001, um ano antes de lançar o Cayenne. Em 2005, o volume da marca alemã era de 96.794. No ano passado, a marca alemã vendeu um recorde de 301.915 carros, com o Cayenne e seu irmão mais novo, o Macan, concentrando 57% desse total.

A Lamborghini disse neste mês que o Urus se tornou o seu best-seller de todos os tempos. Desde sua estreia no mercado, em 2018, cerca de 20 mil unidades do Urus foram vendidas. No ano passado, o Urus foi responsável por 60% das vendas anuais recordes de 8.405 unidades da Lamborghini.

Como será o SUV Ferrari Purosangue

 

Ferrari Purosangue roda camuflado pela Europa (Foto: Reprodução)

Na última semana de março, a Ferrari divulgou um teaser do SUV Purosangue – uma que mostra uma visão frontal do carro com faróis horizontais muito finos, uma grande entrada de ar e dois emblemas da Ferrari, um no capô e outro na grade.

O SUV terá um motorização híbrida plug-in com uma arquitetura de motor central dianteiro.

“Uma Ferrari nova e completamente diferente está chegando. Este carro está enraizado na história de 75 anos da Ferrari de inovação, evolução e desempenho sem comprometimento. Você descobrirá mais ainda este ano”, afirmou a Ferrari em comunicado à imprensa.

Imagens do Purosangue camuflado passando por testes de estrada na Itália sugerem que o carro será mais um crossover do que um SUV tradicional.

A silhueta assemelha-se à de um grand tourer de cinco portas, em vez de um rival direto do Lamborghini Urus ou do Aston Martin DBX.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar