A Ferrari é uma das marcas conhecidas em todo o mundo. Seus carros são mundialmente conhecidos por serem velozes. Mas a montadora de superesportivos italianos está envolvida em uma polêmica. Isso porque a marca pediu para que um cabelereiro do Distrito Federal pagasse um ressarcimento por conta do nome do estabelecimento.
Veja mais sobre o caso envolvendo a Ferrari e um cabelereiro
Esta informação é do portal de notícias Metrópoles. De acordo com ele, a montadora de carros da Itália pediu um indenização de R$ 50 mil ao microempresário Sebastião Dias. Ele é dono do Ferrari Cabelereiros Unissex, um cabelereiro localizado na cidade de Paranoá (Distrito Federal). O texto mostra ainda outros valores envolvidos no processo.
“O ressarcimento da notificante [a Ferrari] pelos danos morais no valor de R$ 50 mil e danos morais a serem calculados, bem como honorários advocatícios, pelo uso indevido da marca em tela, fixados apenas para fim de resolução amigável no valor de R$ 10 mil”, diz o documento.
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Esta história tem justamente envolve o nome da marca de carros e da empresa de Sebastião Dias. A Ferrari (marca de carros) pede este ressarcimento por não ter permitido o uso do nome fantasia da empresa do Distrito Federal. No documento, a fabricante fala sobre o fato da Ferrari não ter nada ver com o cabelereiro.
“O consumidor, ao deparar-se com suas redes sociais, produtos e material publicitário, será induzido ao erro e pensará tratar-se de empresa licenciada, autorizada, franqueada ou credenciada da notificante”, diz o documento.
Além disso, a montadora, por meio de seus advogados da empresa advocacia, Ariboni, Fabbri e Schimidt, pediu a substituição do nome em outros lugares, como o nome fantasia, do nome empresarial (Ferrari Cabelereiros e Esmalteria Eireli) e do nome presentes em campanhas de marketing (propagandas e conteúdo online).
Lembrando que, segundo os advogados que representam a montadora do Cavallino Rampante, ao usar o nome da marca no cabelereiro, o empresário teria representado “inegável má-fé” O jornal tentou entrar em contado com o escritório, mas não consegui falar com eles.
O lado do cabelereiro
O dono do cabelereiro Ferrari Cabelereiros Unissex também contou sua versão. Com relação a este caso envolvendo a famosa empresa de veículos, Sebastião Dias diz que vem buscando regularizar a situação. A conta da loja no Instagram e no Google já foram trocadas, por exemplo. Assim como o logotipo.
No entanto, ele não conseguiu realizar a troca do emblema da empresa em uma das redes sociais e não fez a substituição da fachada. Dias ainda negou que teria usado de mal fé. O proprietário também contou que empresa já contava com o nome antes mesmo dele comprar e que a fama do local também já vem de antes.
No caso das fachada da loja, foi colocada uma faixa avisando a todos que passavam no local que a troca do nome já estava nos planos. Dias diz ainda que se sentiu humilhado e constrangido com a abordagem da Ferrari.
“Sou um empresário pequeno, um pingo d’água no meio do mar para eles”, disse o homem ao portal Metrópoles.
“ [A abordagem] mexeu com o meu emocional, com a minha estrutura. Inicialmente, não estava dormindo direito e fiquei com crise de ansiedade. Foi uma das coisas mais constrangedoras que passei na minha vida. Eu poderia ser preso por ser um trabalhador”, completou o cabeleireiro.
Este é um caso que deve ganhar novos capítulos em breve. Vamos ficar de olho!
Com informações de Metrópoles