Tags

Notícias

Cesvi Brasil revela quais são os veículos menos vulneráveis à ação de criminosos

Créditos: Foto: Sxc.hu

De acordo com o Índice de Furto, o Chevrolet Cruze LTZ e o Nissan Sentra são os mais seguros contra roubo

Na semana passada, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelou que mais de 20 mil automóveis foram roubados no primeiro trimestre do ano no estado. No Brasil, em 2014, foram 228 mil veículos, ou seja, quase 300 carros para cada 100 mil habitantes. Para tentar se proteger da ação de criminosos, além da contratação de seguros ou instalação de rastreados, o consumidor pode optar por um automóvel que seja menos visado pelos assaltantes.

A fim de ajudar os motoristas na hora da escolha, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) desenvolve, desde 2012, o Índice de Furto, que classifica os veículos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial já instalados de série. Alguns exemplos são: chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e vidros laterais laminados.

Os carros que possuem todas essas características são classificados com 5 estrelas. Mas, entre os analisados este ano, nenhum conseguiu a classificação máxima. Os mais bem colocados, com 4,5 estrelas, foram o Chevrolet Cruze (versão LTZ) e o Nissan Sentra (em todas as versões), por terem imobilizador de última geração, chave presencial, bateria de difícil acesso, trava na coluna de direção e alarme.

Como explica a entidade, o único item não disponível nos avaliados, e que deixaria os dois com classificação máxima, foi o vidro lateral laminado. Este produto, de acordo com estudos realizados pelo Cesvi, aumenta em até oito vezes (quando comparado ao vidro temperado) o tempo que um criminoso leva para obter acesso ao interior do veículo.

Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil, afirma que o estudo pode ser usado tanto pelos consumidores como pelas seguradoras. “Os motoristas focam em um veículo menos atrativo aos ladrões, e as companhias de seguro utilizam o ranking para identificar quais sãos os modelos menos suscetíveis à violação”, comenta.

Índice de Furto 

 

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.