FCA vai investir R$ 500 milhões no Brasil para a produção de seus novos motores turbo
Além de estar tentando uma fusão com a Renault, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) também está atenta ao mercado brasileiro. Na última semana...
Além de estar tentando uma fusão com a Renault, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) também está atenta ao mercado brasileiro. Na última semana, o grupo anunciou um novo aporte financeiro de R$ 500 milhões no País. Este valor será utilizado para a produção dos novos motores turbo de 1,0l e 1,3l, que chegam para complementar a família Firefly.
Novos motores turbo da FCA
Os novos motores serão feitos no complexo fabril de Betim (MG), em uma nova fábrica de propulsores. Segundo a FCA, ela vai gerar 1,2 mil empregos adicionais e transformará o local no maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade de produção de 1,3 milhão de unidades por ano a partir de 2020 — data de início da produção dos turbos. A nova unidade partirá com capacidade de produzir 100 mil propulsores turbolimentados por ano, mas já nasce predisposta à expansão da produção.
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Chamados de GSE Turbo, eles terão três (modelo 1.0) e quatro cilindros (modelo 1.3) e vão equipar o topo da gama de veículos atual e futura da FCA. Além dessas características, os novos propulsores terão:
- Bloco de alumínio com alta rigidez estrutural;
- Câmara de combustão com 4 válvulas por cilindro, alinhado com a exigência do sistema turboalimentado;
- Injeção direta de combustível;
- Sistema MultiAir de última geração, com controle eletrônico das válvulas de admissão;
- Coletor de descarga integrado ao cabeçote;
- Sistema de arrefecimento misto água/ar integrado no coletor de admissão para refrigerar o ar aspirado;
- Bomba de óleo a cilindrada variável;
- Turbo controlado eletronicamente.
Motor a etanol
Além dos novos propulsores, o grupo automobilístico também anunciou que está trabalhando em um novo motor somente a etanol. Ele será baseado na arquitetura do novo 1.3 GSE turbo, mas seria otimizado para queimar o combustível vegetal. O objetivo é desenvolver uma forma de combustão mais limpa.
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E já que o assunto são os motores, confira na galeria quais são os carros mais econômicos do Brasil em 2019.
- 1- Volvo S90 T8 Inscription: 21,3 km/l / 25,6 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 1- Volvo S90 T8 Inscription: 21,3 km/l / 25,6 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 2- BMW Série 5 530E: 20,9 km/l / 21,9 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 2- BMW Série 5 530E: 20,9 km/l / 21,9 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 3- Porsche Panamera E-Hybrid 2.9: 17,8 km/l / 25,7 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 3- Porsche Panamera E-Hybrid 2.9: 17,8 km/l / 25,7 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 4- Volvo XC60 T8 Inscription: 19,2 km/l / 20 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 4- Volvo XC60 T8 Inscription: 19,2 km/l / 20 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 5- Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid 4.0: 16,4 km/l / 22,3 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 5- Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid 4.0: 16,4 km/l / 22,3 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 6- Toyota Prius: 18,9 km/l / 17 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 6- Toyota Prius: 18,9 km/l / 17 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 7- Volvo XC90 T8 Excellence: 16,4 km/l / 16,9 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 7- Volvo XC90 T8 Excellence: 16,4 km/l / 16,9 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 8- Ford Fusion Hybrid: 16,8 km/l / 15,1 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 8- Ford Fusion Hybrid: 16,8 km/l / 15,1 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 9- Lexus ES300H: 16,3 km/l / 15,5 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 9- Lexus ES300H: 16,3 km/l / 15,5 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 10- Renault Kwid Intense: 14,9 km/l / 15,6 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 10- Renault Kwid Intense: 14,9 km/l / 15,6 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 11- Volkswagen Up Move TSI: 14,3 km/l / 16,3 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 11- Volkswagen Up Move TSI: 14,3 km/l / 16,3 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 12- Lexus CT200H: 15,7 km/l / 14,2 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 12- Lexus CT200H: 15,7 km/l / 14,2 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 13- Fiat Mobi Drive GSR: 14 km/l / 15,9 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 13- Fiat Mobi Drive GSR: 14 km/l / 15,9 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 14- Fiat Mobi Drive manual: 13,7 km/l / 16,1 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 14- Fiat Mobi Drive manual: 13,7 km/l / 16,1 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 15- Volkswagen Up Move MSI: 14,2 km/l / 15,3 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
- 15- Volkswagen Up Move MSI: 14,2 km/l / 15,3 km/l (cidade/estrada) |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.