Essa saga começou em 2013, mas ainda há relatos de 2020 de problemas envolvendo os airbags Tanaka. Para se ter uma ideia do quão sério foi o incidente, a falha técnica atingiu 50 milhões de carros, causando cerca de 30 mortes e mais de 320 feridos. O que levou ao maior recall da história automotiva moderna.
Falha técnica leva a maior recall da história
Os “airbags mortais”, assim foi chamado o caso da fabricante de componentes automotivos Tanaka. O defeito ocorreu em um componente chamado deflagrador, responsável por liberar o gás que expande a bolsa inflável.
Quando acionado em colisões, a falha na estrutura do equipamento se rompia e projeta fragmentos metálicos no interior do veículo, causando lesões graves e até mesmo a morte de motoristas e passageiros.
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O caso impressionou porque a Tanaka havia produzido e liberado os airbags defeituosos para inúmeras montadoras ao redor do mundo. No Brasil, pelo menos 14 fabricantes fizeram chamados do recall.
Ainda houve uma certa demora para iniciar os reparos. A maior parte dos recalls começou em 2015, mas a empresa só começou a fornecer os detalhes e peças necessárias no ano seguinte. Desde então, milhões de carros foram convocados em todo mundo para substituir as peças, que ainda ocorre até hoje.
De acordo com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), o país conta com 4.352.428 automóveis equipados com os airbags Tanaka, no entanto somente 1.876.789 carros fizeram o reparo, o que representa 43,1% do total.
Ainda segundo o órgão, os airbags mortais resultaram em 70 acidentes no Brasil, dos quais 3 foram fatais. O último acidente foi em julho de 2020, mas sem vítimas graves ou fatais.
Brasileiro ainda dá pouca atenção aos recalls
Mais do que números impressionantes, o incidente mostra que o brasileiro ainda não dá a devida atenção à gravidade dos recalls.
Entre os principais motivos está a falta de ciência dos proprietários, ou seja, eles simplesmente não sabem da necessidade dos reparos, mesmo com a notificação das fabricantes. Geralmente, além dos informativos na mídia e publicidade paga, elas notificam os proprietários por carta, mas as correspondências são ignoradas ou consideradas como spam.
Outro ponto é a falta de disposição em levar o veículo até a revenda autorizada e aguardar pelo procedimento. É um problema, principalmente para aqueles que dependem do carro para trabalhar ou outras atividades diárias.
Por incrível que pareça ainda há proprietários céticos, que não confiam nos serviços das concessionárias/ montadoras, sobretudo nos casos em que eles não tiveram um bom relacionamento com a revenda.
Entretanto, devemos enfatizar que atender ao recall é essencial para a segurança de motoristas, passageiros, outros veículos e pedestres. É um serviço gratuito que visa proteger todos de possíveis acidentes graves, portanto se receber uma notificação de recall, vá até uma revenda o mais rápido possível.