Falha técnica atingiu 50 milhões de carros e gerou um dos maiores recalls da história

Essa saga começou em 2013, mas ainda há relatos de 2020 de problemas envolvendo os airbags Tanaka. Para se ter uma ideia do quão sério foi o incidente, a falha técnica atingiu 50 milhões de carros, causando cerca de 30 mortes e mais de 320 feridos. O que levou ao maior recall da história automotiva moderna. 

airbags
Falha técnica nos airbags foi responsável por acidentes fatais. Foto: Pexels

Falha técnica leva a maior recall da história 

Os “airbags mortais”, assim foi chamado o caso da fabricante de componentes automotivos Tanaka. O defeito ocorreu em um componente chamado deflagrador, responsável por liberar o gás que expande a bolsa inflável. 

Quando acionado em colisões, a falha na estrutura do equipamento se rompia  e projeta fragmentos metálicos no interior do veículo, causando lesões graves e até mesmo a morte de motoristas e passageiros. 

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O caso impressionou porque a Tanaka havia produzido e liberado os airbags defeituosos para inúmeras montadoras ao redor do mundo. No Brasil, pelo menos 14 fabricantes fizeram chamados do recall.

Ainda houve uma certa demora para iniciar os reparos. A maior parte dos recalls começou em 2015, mas a empresa só começou a fornecer os detalhes e peças necessárias no ano seguinte. Desde então, milhões de carros foram convocados em todo mundo para substituir as peças, que ainda ocorre até hoje. 

De acordo com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), o país conta com 4.352.428 automóveis equipados com os airbags Tanaka, no entanto somente 1.876.789 carros fizeram o reparo, o que representa 43,1% do total. 

Ainda segundo o órgão, os airbags mortais resultaram em 70 acidentes no Brasil, dos quais 3 foram fatais. O último acidente foi em julho de 2020, mas sem vítimas graves ou fatais. 

segurança dos carros
Recall ainda é ignorado por muitos brasileiros. Foto: Pexels

Brasileiro ainda dá pouca atenção aos recalls

Mais do que números impressionantes, o incidente mostra que o brasileiro ainda não dá a devida atenção à gravidade dos recalls. 

Entre os principais motivos está a falta de ciência dos proprietários, ou seja, eles simplesmente não sabem da necessidade dos reparos, mesmo com a notificação das fabricantes. Geralmente, além dos informativos na mídia e publicidade paga, elas notificam os proprietários por carta, mas as correspondências são ignoradas ou consideradas como spam. 

Outro ponto é a falta de disposição em levar o veículo até a revenda autorizada e aguardar pelo procedimento. É um problema, principalmente para aqueles que dependem do carro para trabalhar ou outras atividades diárias. 

Por incrível que pareça ainda há proprietários céticos, que não confiam nos serviços das concessionárias/ montadoras, sobretudo nos casos em que eles não tiveram um bom relacionamento com a revenda. 

Entretanto, devemos enfatizar que atender ao recall é essencial para a segurança de motoristas, passageiros, outros veículos e pedestres. É um serviço gratuito que visa proteger todos de possíveis acidentes graves, portanto se receber uma notificação de recall, vá até uma revenda o mais rápido possível.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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