Facilitou para os bandidos: Picapes e SUVs da Chevrolet são muito fáceis de roubar

SUVs e picapes da GM Chevrolet, GMC e Cadillac estariam sendo roubados com facilidade, aponta ação coletiva. Descubra como a clonagem de chaves e dispositivos baratos estaria facilitando a vida de criminosos nos modelos de 2010 a 2025.

Uma nova ação coletiva movida nos tribunais do Texas lança luz sobre uma preocupante vulnerabilidade em sistemas de segurança de picapes e SUVs de grande porte da General Motors. A alegação central é que modelos recentes da Chevrolet, GMC e Cadillac são “muito fáceis de roubar” devido a falhas nos sistemas de entrada sem chave e clonagem de ignição, o que pode facilitar a ação de criminosos.


Clonagem de Chaves e Dispositivos Baratos: A Preocupação Central

O processo abrange especificamente a questão da clonagem de chaves de ignição, indicando que os veículos em questão seriam suscetíveis a ataques com dispositivos de clonagem de sinal baratos e facilmente acessíveis. Essa tecnologia permitiria que ladrões ignorassem os sofisticados sistemas de segurança de veículos modernos, como imobilizadores e alarmes, e roubassem carros em questão de segundos.

Os modelos citados na ação coletiva são bastante populares e abrangem um longo período de fabricação: GMC Sierra e Yukon (2010 a 2025); Chevrolet Tahoe, Suburban e Silverado (2010 a 2025); e Cadillac Escalade (2010 a 2025). Essa amplitude de modelos e anos pode significar um impacto significativo para a GM.

Jeremy Burkett, o autor da ação, relata que sua GMC Sierra 2016 foi roubada há três anos e, mesmo após substituí-la por uma GMC Sierra 2023, ele acredita que seu novo veículo permanece vulnerável à mesma falha.

Picapes e SUVs da Chevrolet são muito fáceis de roubar - Foto: Divulgação
Picapes e SUVs da Chevrolet são muito fáceis de roubar – Foto: Divulgação

Um Problema Crescente no Cenário Automotivo

A questão da segurança veicular é uma corrida constante entre montadoras e ladrões. Se antes a “ligação direta” era o método mais comum, hoje os criminosos utilizam a tecnologia a seu favor, como os repetidores de sinal (também conhecidos como “relays”) que amplificam o sinal da chave do proprietário, permitindo que o carro seja aberto e ligado, mesmo que a chave esteja dentro da casa.

A ação coletiva contra a GM aponta que a empresa ignorou essas vulnerabilidades, o que poderia ter implicações não apenas para a satisfação dos clientes, mas também para os custos de seguro e até mesmo para a reputação da marca no mercado.


Precedentes e Impacto no Mercado

Este não é o primeiro caso de uma montadora enfrentando ações judiciais por vulnerabilidades em seus veículos. Há dois anos, Hyundai e Kia chegaram a um acordo de US$ 200 milhões com proprietários de carros que se tornaram alvos fáceis de roubo. Nesses casos, modelos básicos sem ignição por botão se tornaram o centro do “Desafio Kia” no TikTok, levando a um aumento de 25 vezes nas taxas de roubo.

A GM já enfrentou um processo semelhante envolvendo os sistemas de segurança do Camaro (modelos 2010-2023). No entanto, o novo processo contra a montadora é de maior envergadura, afetando uma gama mais ampla de veículos e, especialmente, SUVs de luxo como Yukon e Escalade, que são alvos frequentes de quadrilhas especializadas.

Leia também: Chevrolet Silverado 2025 passa por mudança para corrigir “problema”

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA