Facilitou para os bandidos: Picapes e SUVs da Chevrolet são muito fáceis de roubar
SUVs e picapes da GM Chevrolet, GMC e Cadillac estariam sendo roubados com facilidade, aponta ação coletiva. Descubra como a clonagem de chaves e dispositivos baratos estaria facilitando a vida de criminosos nos modelos de 2010 a 2025.
Uma nova ação coletiva movida nos tribunais do Texas lança luz sobre uma preocupante vulnerabilidade em sistemas de segurança de picapes e SUVs de grande porte da General Motors. A alegação central é que modelos recentes da Chevrolet, GMC e Cadillac são “muito fáceis de roubar” devido a falhas nos sistemas de entrada sem chave e clonagem de ignição, o que pode facilitar a ação de criminosos.
Clonagem de Chaves e Dispositivos Baratos: A Preocupação Central
O processo abrange especificamente a questão da clonagem de chaves de ignição, indicando que os veículos em questão seriam suscetíveis a ataques com dispositivos de clonagem de sinal baratos e facilmente acessíveis. Essa tecnologia permitiria que ladrões ignorassem os sofisticados sistemas de segurança de veículos modernos, como imobilizadores e alarmes, e roubassem carros em questão de segundos.
Os modelos citados na ação coletiva são bastante populares e abrangem um longo período de fabricação: GMC Sierra e Yukon (2010 a 2025); Chevrolet Tahoe, Suburban e Silverado (2010 a 2025); e Cadillac Escalade (2010 a 2025). Essa amplitude de modelos e anos pode significar um impacto significativo para a GM.
Jeremy Burkett, o autor da ação, relata que sua GMC Sierra 2016 foi roubada há três anos e, mesmo após substituí-la por uma GMC Sierra 2023, ele acredita que seu novo veículo permanece vulnerável à mesma falha.
Um Problema Crescente no Cenário Automotivo
A questão da segurança veicular é uma corrida constante entre montadoras e ladrões. Se antes a “ligação direta” era o método mais comum, hoje os criminosos utilizam a tecnologia a seu favor, como os repetidores de sinal (também conhecidos como “relays”) que amplificam o sinal da chave do proprietário, permitindo que o carro seja aberto e ligado, mesmo que a chave esteja dentro da casa.
A ação coletiva contra a GM aponta que a empresa ignorou essas vulnerabilidades, o que poderia ter implicações não apenas para a satisfação dos clientes, mas também para os custos de seguro e até mesmo para a reputação da marca no mercado.
Precedentes e Impacto no Mercado
Este não é o primeiro caso de uma montadora enfrentando ações judiciais por vulnerabilidades em seus veículos. Há dois anos, Hyundai e Kia chegaram a um acordo de US$ 200 milhões com proprietários de carros que se tornaram alvos fáceis de roubo. Nesses casos, modelos básicos sem ignição por botão se tornaram o centro do “Desafio Kia” no TikTok, levando a um aumento de 25 vezes nas taxas de roubo.
A GM já enfrentou um processo semelhante envolvendo os sistemas de segurança do Camaro (modelos 2010-2023). No entanto, o novo processo contra a montadora é de maior envergadura, afetando uma gama mais ampla de veículos e, especialmente, SUVs de luxo como Yukon e Escalade, que são alvos frequentes de quadrilhas especializadas.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.