De volta para o futuro: carros elétricos que apostam no estilo retrô

Novo JAC E-JS1, o carro elétrico mais barato do Brasil
Novo JAC E-JS1 (Foto: Divulgação)

Há uma tendência no mercado global em adotar um estilo mais limpo nos carros elétricos, esse visual nos remete aos carros mais antigos, onde tudo era mais básico. Veja alguns deles!

carros elétricos e com estilo retrô são tendência no mercado
VW ID. Life é o novo conceito de compacto elétrico da Volkswagen (Foto: Divulgação)

Carros elétricos e com estilo retrô

O IAA Mobility foi o palco para muitos lançamentos e apresentações, a questão também tem interferência do fato de que muitas pessoas esperavam ansiosas a volta de Salões do Automóvel e demais eventos automotivos.

De forma geral, o evento foi marcado tanto por lançamentos quanto por conceitos de carros elétricos. Dessa forma, a tendência de adotar o estilo retrô em modelos de 0 emissão de CO2 ficou mais evidente, principalmente quando o assunto é city car, ou seja, carros compactos que são feitos e pensados para o uso urbano, onde não há a necessidade de realizar trajeto longos.

Visual mais limpo e clássico

Mas por que o estilo nos remete aos anos passados? Algo que pode justificar a adoção do estilo retrô, é o visual mais limpo e clássico que ligam aos modelos elétricos.

Outro motivo pode ser a jogada bem pensada de montadoras de trazer de volta modelos que foram verdadeiros sucessos em seu tempo, porém, que não cabiam mais na gama atual da marca, e agora possuem uma nova oportunidade de ressurgir totalmente renovados, elétricos e com o DNA totalmente visível em seu estilo.

O mais novo lançamento da Fiat, o 500, exemplifica muito bem os dois motivos. Primeiro que ele já era considerado um city car por ter proporções compactas. Além disso, ele foi um grande sucesso da marca, principalmente no mercado europeu. Ou seja, relançá-lo agora de forma elétrica, faz mais sentido do que desenvolver um novo conceito.

carros elétricos e com estilo retrô são tendência no mercado
Fiat 500 (Foto: Divulgação)

Veja também: Hyundai Creta 2022, Preços, Test Drive, Foto e Mais!

Voltando ao IAA Mobility 2021, a Volkswagen nos apresentou mais um produto da família ID., o compacto e simpático Life que tem programação para chegar no mercado em 2025. Com ele, a montadora alemã, pretende expandir e popularizar o conceito elétrico no mercado europeu.

Sobre seu design, o ID. Life adota linhas mais retas e simplificadas, afinal, ele não tem a intenção se der mais um carro dinâmico e robusto, – características essas, que norteiam a grande maioria dos últimos lançamentos, até mesmo os hatches que ficam com jeitão de SUV.

Ou seja, sem denominações como essas, voltamos há um período no qual os carros possuíam carroceria mais lisa e proporções mais compactas.

VW ID. Life chega em 2025
VW ID. Life (Foto: Divulgação)

As cores e o interior não ficam de fora

Além do formato de carroceria, outra proposta que volta com força nos modelos elétricos é a pluralidade das cores. As montadoras buscam sair da cartela de preto, branco, prata e vermelho e apresentam os compactos com cores divertidas e não tão convencionais, algo que também acontecia antigamente.

A JAC por exemplo, apresenta seu mais novo lançamento, o JAC E-JS1, carro elétrico e compacto mais barato do mercado brasileiro, com preço de R$ 149.990, em uma cartela de seis cores, e nenhuma delas é a padrão usual, pelo contrário. As opções se restringem a tons vibrantes e chamativos, como pink, azul mediterrâneo, azul celeste, abacate, vermelho e branco nevada (que possui detalhes em verde em seu interior).

E não é só no exterior que o estilo retrô está presente. No interior a tendência permanece. Os elétricos compactos adotam o visual simples e limpo, apenas uma ou duas telas fazem o trabalho de todos os botões que integram um carro a combustão.

Carros elétricos e com estilo retrô
Fiat 500. (Foto: Divulgação / Fiat)
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar