Fábrica da Toyota na Rússia é fechada e já está à venda

Em comunicado emitido no dia 23 de setembro, a montadora japonesa confirmou o fechamento de sua fábrica na Rússia. Desde março a linha de produção na fábrica da Toyota estava paralisada por falta de suprimentos.

A fábrica da Toyota em São Petersburgo, na Rússia, foi fechada
A fábrica da Toyota em São Petersburgo, na Rússia, foi fechada (Foto: Divulgação)

Fábrica da Toyota é fechada na Rússia

A Toyota, uma das maiores fabricantes da indústria automotiva encerrou suas atividades fabris na Rússia.

Em um comunicado geral emitido no dia 23 de setembro, a marca informou que desde o dia 4 de março teve que suspender as operações na instalação de São Petersburgo, na Rússia, devido a interrupção no fornecimento de materiais e peças-chave. “Desde então, monitoramos de perto a situação e avaliamos a sustentabilidade futura de nossos negócios na Rússia.”

VEJA TAMBÉM

A montadora japonesa também informou que “durante esse período, mantivemos totalmente nossa força de trabalho e garantimos que nossas instalações estavam prontas para reiniciar a produção se as circunstâncias permitissem. No entanto, após seis meses, não conseguimos retomar as atividades normais e não vemos indicação de que possamos reiniciar no futuro.”

Além disso, a empresa deixou claro que tal a decisão de encerrar a produção de veículos Toyota na Rússia “não é algo que tomamos de ânimo leve”.

“Nos últimos 80 anos, desenvolvemos nosso negócio e nossa marca com o apoio de stakeholders em todo o mundo. Devemos agora agir de uma maneira que nos permita proteger os valores e princípios que nossos predecessores construíram e ter certeza de que podemos transmiti-los à próxima geração.”

O local tinha capacidade de produzir cerca de 100 mil unidades de veículos por ano, e era responsável pela fabricação de modelos como a RAV4 e o Camry.

A fábrica da Toyota em São Petersburgo, na Rússia, foi fechada
Toyota Camry era um dos modelos produzidos no local (Foto: Divulgação)

Operações em Moscou serão otimizadas

O comunicado também cita as atividades da marca em Muscou, capital russa. Nesse caso, a Toyota afirma que as operações no local serão otimizadas e reestruturadas “com o objetivo claro de manter uma organização eficaz para continuar apoiando a rede de varejo na prestação de serviços contínuos aos clientes existentes da Toyota e Lexus na Rússia.”

Por fim, a marca agradece aos colaboradores locais e afirma auxiliar na recolocação no mercado de trabalho e dar a assistência financeira necessária.

“Gostaríamos de agradecer aos nossos funcionários por seu trabalho duro e lealdade. Em reconhecimento à sua valiosa contribuição, oferecemos-lhes assistência para recolocação no mercado de trabalho, requalificação e bem-estar, incluindo apoio financeiro acima dos requisitos legais.”

A Guerra entre Rússia e Ucrânia

Desde o dia 24 de fevereiro o mundo acompanha o desenrolar da guerra entre os dois países europeus.

Uma das consequências do embate entre as potências foi a interrupção no fornecimento de suprimentos externos para a Rússia, o que acarretou na paralisação fabril de diversas indústrias do segmento, entre elas, a automotiva.

A fábrica da Toyota em São Petersburgo, na Rússia, foi fechada
Diversas linhas de montagem foram interrompidas desde o início da guerra entre os países (Foto: Divulgação)

 

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar