Fábrica da Ford começa a ser desmontada no ABC Paulista

A fábrica da Ford de São Bernardo do Campo (SP) começou a desaparecer. Desativada em 2019, quando a empresa decidiu encerrar a produção do Fiesta e de sua linha de caminhões, a histórica fábrica do Taboão começou a ser parcialmente demolida para perder a ligação com a marca americana.

Fábrica da Ford: demolição

O site Primeira Marcha visitou o local onde funcionava a fábrica da Ford durante a última semana. Na visita, foi possível observar que uma empresa terceirizada estava retirando os logotipos da fabricante do oval azul.

Vale lembrar que embora a fabricação de veículos estivesse suspensa desde outubro de 2019, a Ford ainda mantinha algumas funções administrativas no local. Porém, esse setor está de mudança para São Paulo, o que marca o fim da ligação do local com a Ford.

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Em 2020, a empresa automotiva anunciou que vendeu o espaço para a Construtora São José e o fundo imobiliário FRAM Capital. Os novos donos devem começar a adequar o lugar para sua nova função em breve.

História do prédio

A antiga fábrica da Ford era uma das mais antigas da indústria brasileira. O local foi inaugurado em 1952, mas pertencia a outra marca, a Willys-Overland, mas a produção só teve início dois anos depois. De lá, saíram alguns clássicos da companhia, como o Jeep Willys, Willys Rural, Aero Willys, Willys Itamaraty e o esportivo Willys Interlagos.

Em 1967, a Ford comprou a operação brasileira da Willys e assumiu o controle do prédio. No ano seguinte surgiu o Ford Corcel e em 1970 a Ford Belina, versão perua do sedã compacto. O Ford Maverick, em 1973, Corcel II, 1977, e Del Rey, em 1981, e Escort, em 1983, foram outros carros da Ford fabricados na planta.

Porém, o período mais fora da curva da história da fábrica foi durante o período da Autolatina, união entre Ford e Volkswagen que durou de 1987 a 1996. A partir de 1990, a empresa chegou a produzir veículos da VW: Apollo, Logus e Pointer.

Após o fim do casamento, a Ford voltou a produzir seus veículos no prédio, como o primeiro e o último Fiesta nacional e as duas primeiras gerações do Ford Ka, além dos caminhões.

Em 2019, com o fim do Fiesta e da linha de veículos pesados da companhia, o prédio foi desativado.

Na galeria, relembre alguns modelos históricos produzidos na planta de São Bernardo da Ford.

 

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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