Evite problemas para receber a indenização do seguro

Não mentir no preenchimento do perfil e ler o manual da apólice com atenção são ações fundamentais

Como já dissemos aqui no Garagem 360, é fundamental a contratação de boas corretoras e seguradoras para evitar dor de cabeça em caso de roubo, furto e acidentes com o veículo. Mas, além disso, importantíssimo ficar atento às ações que podem gerar problemas com a indenização.

Em caso de danos, as informações relatadas pelo motorista precisam ser verdadeiras e serão confirmadas pela seguradora|Foto: Freeimages
Em caso de sinistro, motorista nunca deve mentir para a segurada |Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, não se deve nunca mentir ou omitir informações no preenchimento do perfil, pois, em um sinistro, se descobrir qualquer irregularidade, a empresa certamente negará o pagamento. Além disso, após acionar o seguro é fundamental relatar informações verdadeiras sobre o ocorrido, que serão confirmadas por meio de avaliações.

O consumidor tem ainda de realizar uma leitura atenta do manual da apólice, observando as condições gerais e especiais, inclusive para os riscos cobertos e excluídos, ficando ciente do que será ou não indenizado. Por exemplo, se o motorista estiver alcoolizado e se envolver em um acidente, é fato que perderá o direito ao prêmio.

Segundo Luciano Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros, de São Paulo, durante a contratação do produto também é fundamental deixar claro quem serão os condutores do automóvel, já que a empresa pode negar o pagamento se o envolvido em algum problema não estiver mencionado no contrato.

Outras situações

O cliente também pode ter problemas com as modificações realizadas no carro. Isso porque a maioria das seguradoras solicita que toda e qualquer alteração seja comunicada e comprovada por meio de vistoria – processo no qual a companhia irá analisar se aceita ou não as mudanças. “Um exemplo disso são os veículos rebaixados, que não possuem cobertura nas apólices”, explica Cardoso.

A seguradora só cobre danos causados por incêndio caso o cliente obtenha o plano para essas condições|Foto: Freeimages
Seguradora só cobre danos causados por incêndio se o plano contrato tiver essa condição |Foto: Freeimages

De acordo com Elaine Salomão, proprietária da Salomão Corretora de Seguros, de São Bernardo do Campo, o que também pode comprometer o pagamento do seguro são as enchentes. “Se a situação tiver sido agravada pelo motorista, ou seja, se ele viu que o local estava alagado e ainda assim passou com o carro, é bem provável que não recebe nada.”  E ela acrescenta: “A segurado identificará se isso ocorreu fazendo uma análise no motor”, explica.

Incêndio e colisão

Em caso de incêndio ou colisão, inclusive as que envolvem terceiros, a empresa apenas ressarcirá o valor do veículo se no produto contrato constar essa cláusula. Aliás, isso vale para todas as situações, já que a indenização depende fundamentalmente do tipo de cobertura adquirida.

 

 

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