Estudo revela que desconto do carro popular já está abaixo dos R$ 10 mil

A última semana do mês de junho foi marcada pelo arrefecimento do desconto concedido em função da MP do carro popular. A conclusão faz parte de um estudo realizado pelo Instituto AAV, baseado nas Notas Fiscais emitidas em transações de compra e venda de veículos. Os valores já estão abaixo dos R$ 10 mil.

Veja como o desconto para o carro popular está diminuindo

Estudo revela que descontos do carro popular já estão abaixo dos R$ 10 mil
Renault Kwid já teve o maior desconto, posto que agora é ocupado pelo Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Renault)

No levantamento semanal realizado pelo Instituto AAV entre os dias 13 e 21 de junho, as reduções médias em função da MP do carro popular haviam chegado a R$ 10.238, caso do Renault Kwid. 

Porém, na semana seguinte, entre 21 a 28, a maior queda média de preços foi de R$ 9.563, caso do Fiat Pulse.

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De acordo com o estudo, o ranking de descontos também sofreu mudança significativa. Nas duas primeiras semanas (de 5 a 21 de junho), ocupava a primeira colocação em descontos o Renault Kwid, que caiu para a terceira colocação. Seu desconto médio, diminuiu 13,31%, passando de R$ 10.238 para R$ 8.875. 

No mais recente levantamento, a primeira posição ficou com o Fiat Pulse, que nem aparecia no pódio anterior. Na primeira semana da pesquisa, o desconto do modelo era de R$ 4.146. Agora, de R$ 9.563.

Alguns modelos oferecem descontos maiores

Por sua vez, o Peugeot 208 se manteve na segunda colocação e registrou um incremento de 8,5% no desconto dado, passando de R$ 8.706 para R$ 9.446 nos últimos sete dias. 

E o Hyundai HB20, outro modelo que chama a atenção por conta da maior redução de preço, teve o desconto ampliado de R$ 6.936 para R$ 8.13, um crescimento de 17,21%. O modelo foi da quinta para a quarta colocação. Saíram do ranking dos 10 maiores descontos o Caoa Chery Tiggo 5X, a Fiat Strada e o VW Polo.

Geraldo Victorazzo, especialista no mercado de veículos do Instituto AAV, acredita que o comportamento dos preços evidencia que algumas questões estruturais estão aparecendo agora e produzindo retração na evolução da proposta. 

“A pouca clareza sobre quem ficaria com os incentivos provocou um represamento de vendas. Enquanto isso, acabou sendo gerado um mercado de especulação por parte das pessoas físicas que desejavam comprar barato”, avalia Victorazzo.

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Confira a evolução do desconto do carro popular nas três semanas estudadas

A seguir, as tabelas que mostram os descontos concedidos nas semanas pesquisadas.

Primeira semana – de 5 a 13 de junho

Estudo revela que descontos do carro popular já estão abaixo dos R$ 10 mil
(Fonte: Instituto AAV)

Segunda semana  – de 13 a 21 de junho

Estudo revela que descontos do carro popular já estão abaixo dos R$ 10 mil
(Fonte: Instituto AAV)

Terceira semana – de 21 a 28 de junho

Estudo revela que descontos do carro popular já estão abaixo dos R$ 10 mil
(Fonte: Instituto AAV)

Para a realização de seus estudos, o Instituto AAV aplica Inteligência Artificial para extrair, avaliar e gerar “insights” relevantes de negócios junto à infraestrutura da plataforma AutoAvaliar – que está diretamente conectada e realizando negócios diariamente junto a mais de 4.200 concessionárias e 40 mil lojistas cadastrados. 

Um em cada quatro carros usados vendidos no Brasil passa pelos sistemas da empresa e, nesse processo, a plataforma avalia um carro a cada 30 segundos.

Dos dez maiores fabricantes de veículos, oito trabalham com a AutoAvaliar. Além disso, das 12 principais locadoras, dez são clientes da empresa, que realiza, em média, dois milhões de avaliações por ano e faz a intermediação de 180 mil transações entre revendedores, o que representa um volume de negócios da ordem de R$ 6,5 bilhões.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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