Estudo mostra diferença de preço entre gasolina, etanol e GNV

Levantamento realizado pela Abegás mostra que o gás natural veicular chega a custar 50% que os demais combustíveis no Rio de em São Paulo

Você sabe o que é gás natural veicular? Se não sabe, talvez seja melhor começar a se informar. Isso porque, de acordo com uma análise mensal realizada pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o combustível é o mais econômico financeiramente em comparação com etanol e gasolina – em São Paulo e No Rio de Janeiro, a economia nos gastos pode chegar a 50%.

Para fazer o cálculo, a entidade usou como referência o Fiat Siena, veículo que indica em seu manual o consumo médio com GNV, etanol e gasolina. Com GNV, ele rende 13,2 quilômetros por metro cúbico. Com gasolina, faz 10,7 quilômetros por litro, e com etanol, 7,5 quilômetros por litro.

O estudo da Abegás também calcula a economia mensal do GNV no confronto com gasolina e etanol, utilizando como referência uma rodagem de 2.500 km/mês (ou 83,3 km/dia em mês com 30 dias), e mais uma vez levando em conta do sedã da Fiat. Nesta situação, o motorista que reside no Rio Grande Sul teria que gastar R$ 480,00 a mais para completar o percurso com etanol ao invés de gás natural veicular, e R$ 371,00 na opção por gasolina. Já no estado do Rio de Janeiro, a diferença chega a R$ 548,00 e R$ 469,00, respectivamente.

O levantamento traz dados dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. E os cálculos foram realizados com base em dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) com os preços dos combustíveis no período de 11/10/2015 a 17/10/2015.

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Combustível do futuro

Na teoria, o GNV também é menos poluente que a gasolina e o etanol e, de acordo com a Petrobrás, “é o combustível do futuro”. Sendo constituído predominantemente por metano (CH4), não possui enxofre em sua composição, logo a sua queima não resulta na emissão de compostos que podem causar chuvas ácidas.

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
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