Este deve ser o primeiro carro elétrico da VW vendido no Brasil 

Desde 2021 a VW testa o ID.3 e o ID.4 no país, mas ainda não há previsão exata de quando um deles chegará às concessionárias. A marca alemã está atrás das concorrentes Fiat, GM, Renault, Peugeot, Honda e Nissan que já estão se movendo para trazer carros eletrificados ou híbridos para o país. 

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ID.4 deve ser primeiro carro elétrico da VW no Brasil (Foto: Divulgação)

ID.4 deve ser o primeiro carro elétrico da VW no Brasil

A VW até chegou a anunciar que traria algum dos modelos elétricos para o país em 2025, no entanto ela deve se mobilizar para antecipar este lançamento. O motivo é o aumento da demanda por veículos movidos a energia limpa. 

Em 2022, foram 8.458 emplacamentos de eletrificados, um aumento de 197% em relação a 2021 (2.851 unidades) e uma participação de 17% no acumulado de 2022. Parece pouco, mas em 2018, pouco mais de quatro anos atrás, esse número não passava de 3900 unidades. 

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O setor está aquecido, com várias marcas trazendo e anunciando novidades de todos os tamanhos e estilos. Recentemente a Hyundai começou a pré-venda o Kona, hatch eletrificado/ híbrido importado da Coréia do Sul que não deve ser o único da no país. A marca deve trazer ainda em 2023 o Ioniq para dar início ao portfólio. 

O ID.4 deve ser o primeiro eletrificado da VW no país e chegou a ser anunciado em 2021. O modelo foi bem recebido em outros países, principalmente nos Estados Unidos, onde é vendido por US$ 34.975 (R$ 196.578,79 na conversão direta). Também foi lançado na Europa e na China, com duas variações: ID.4 X e ID.4 Crozz.

Além disso, o ID.4 é um dos mais acessíveis da marca, e possivelmente vai ser muito adequado para o mercado nacional.

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ID.4 teve boa receptividade nos mercados em que foi lançado (Foto: Divulgação)

O ID.4

Com dimensões consideráveis para a categoria, o VW ID.4 mede 4.584 mm de comprimento, 1.852 mm de largura, 1.636 mm de altura e 2.771 mm de distância entre-eixos. Seu espaço interno é semelhante ao Tiguan com a diferença de ter um assoalho plano, o que dá uma sensação de ser maior.

A versão de entrada é equipada com um motor elétrico de 150 kW (204 cv) de potência e 31,6 kgfm de torque. Já a versão GTX de tração integral gera até 299 cv. É equipado com bateria de 82 kW (77 kWh líquidos) cuja autonomia é de 522 km. A grande vantagem é o tempo de carregamento. Em uma estação de carregamento rápido DC de 125 kW, a bateria do ID.4 pode ir de 5 a 80% de carga total em menos de 40 minutos.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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