Marca chinesa vai assumir fábrica da Ford? Governador diz que sim

Desde o final do ano passado, correm pelo mercado rumores de que a marca chinesa BYD, maior concorrente da Tesla no segmento de carros elétricos em escala global, irá assumir a fábrica da Ford localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador-BA; veja como está o processo.

Notícias de que marca chinesa assumiria a fábrica da Ford na Bahia se reaquecem

Marca chinesa vai assumir fábrica da Ford? Governador diz que sim
O SUV elétrico BYD Yuan Plus EV poderia ser produzido na fábrica da Ford (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (20), o governador baiano Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que as tratativas entre as empresas, com a interveniência dos governos estadual e federal, estariam em estágio avançado.

“Está quase fechado de ocupar as instalações da Ford. Estamos nas últimas tratativas, e esperamos que possamos dar boas notícias da BYD em Camaçari nos próximos dias”, disse o governador, durante entrega de obras em Salvador.

VEJA TAMBÉM

As negociações com a marca chinesa já haviam sido expostas pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho em fevereiro. No entanto, a negociação começara antes, visto que desde novembro do ano passado, o então governador da Bahia e atual ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, vem afirmando que a BYD ocupará as instalações da Ford.

A aquisição da fábrica da Ford pela BYD estará na pauta da comitiva brasileira, chefiada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que tem agenda na China entre os dias 26 e 31 de março.

Com aquisição, BYD passaria a produzir carros elétricos no Brasil

Marca chinesa vai assumir fábrica da Ford? Governador diz que sim
Ônibus elétrico da BYD produzido em Campinas-SP (Foto: Divulgação/BYD)

A marca chinesa BYD é focada na produção de carros eletrificados e também de outros componentes que envolvem o ecossistema da eletrificação.

Sigla para Build Your Dreams – Construa seus Sonhos, na tradução do inglês –, a BYD é uma empresa de soluções elétricas para a mobilidade. Isso inclui ônibus e caminhões elétricos, baterias e sistemas fotovoltaicos.

A BYD chegou ao Brasil em 2015, com uma fábrica de ônibus elétricos 100% em Campinas-SP. Em 2017 foi aberta a segunda unidade industrial, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. 

Uma terceira fábrica, em Manaus (AM), inaugurada em 2020, surgiu da necessidade em abastecer sua frota de ônibus elétricos – a unidade é dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos eletrificados. Com a aquisição da fábrica da Ford na Bahia, a empresa iniciaria a produção nacional de carros elétricos – modelos como os SUV Yuan Plus e Tan e o sedã Han são candidatos à nacionalização.

A empresa também cogita assumir uma antiga fábrica da Fiat no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba-PR, para produzir motores elétricos.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar