Itens obrigatórios para quem anda de moto 

Quem já foi ao interior do país (ou nas grandes cidades mesmo), possivelmente viu alguém andando sem capacete, de chinelo, três pessoas em uma moto, enfim, há de tudo. Ocorre, que por falta de estudo ou má fé, ainda vemos cenas como esta. Mas para você não se esquecer, fizemos este post com os itens obrigatórios para quem anda de moto. Acompanhe!

capacete
capacete é o princpal dos itens obrigatórios para quem anda de moto (Foto: Freepik)

Itens obrigatórios para motociclistas

Esses itens não são obrigatórios à toa, pois evitam lesões ou óbitos em casos de acidentes. Vamos a eles:

Capacete

O bom e velho capacete não pode falar, mas não é qualquer um. Só podem transitar aqueles capacetes permitidos pela legislação. Inicialmente precisam ter o selo ou etiqueta dos órgãos de normatização. 

VEJA TAMBÉM

São permitidos, os abertos e os modulares. Os abertos devem proteger as laterais da cabeça e viseira, que deve ser fechada e circular. 

Já os modulares são aqueles que apresentam viseira que levanta toda a parte frontal. Eles também podem ser usados, mas a viseira precisa estar abaixada e travada. 

Os modelos utilizados na prática de motocross não possuem a viseira integrada. Nesses casos, o motociclista precisa óculos de proteção (não são considerados óculos escuros ou de grau).

Dica de compra – o preço cobrado pelos capacetes variam entre R$ 100 a R$ 4.000. A escolha vai depender da segurança e conforto do condutor. Dê preferência pelos modelos mais confortáveis, já que este item pode te acompanhar por muitas horas ao longo do dia. 

Calçado

Pilotar moto de chinelo é passível de multa e pontos na carteira, portanto, o mínimo que o condutor deve usar é um tênis ou sapato reforçado. 

Dica de compra – as botas são as melhores escolhas, pois protegem as partes mais vulneráveis do pé. 

Calça

Não há uma resolução do Contran sobre as vestimentas (exceto pelo uso do calçado), porém o ideal é pilotar de calças. Se o piloto estiver de bermuda ou short, corre o risco de se acidentar nas partes quentes do motor e escapamento. Além disso, em caso de tombo, pode causar ferimentos. 

Luvas

Não obrigatórias, mas essenciais, as luvas protegem as mãos e proporcionam maior conforto durante a pilotagem. Dê preferência para os modelos de couro, nylon ou borracha. 

luvas de motoqueiro
luvas são excelentes, mas não obrigatórias (Foto: Pexels)

Jaqueta

A jaqueta também não é obrigatória, mas é necessária, principalmente em dias de frio e chuva. Dê preferência por modelos de couro ou nylon, específicos para motociclistas. 

Outros itens de segurança

Além deles, são obrigatórios nas motos:

  • espelhos retrovisores;
  • velocímetro;
  • farol dianteiro branco ou amarelo;
  • lanterna traseira vermelha;
  • lanterna de freio vermelha;
  • iluminação da placa traseira;
  • buzina;
  • pneus em boas condições;
  • dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar