Estacionar carro com as rodas viradas: boa ou má ideia?

Estacionar carro com as rodas viradas: explicamos se esse comportamento é indicado ou é melhor evitá-lo; veja a resposta

Um leitor entrou em contato com o Garagem360 perguntando: existe algum problema de estacionar o veículo com as rodas viradas? Logo abaixo, respondemos se essa é uma boa ou má ideia. 

Tem problema estacionar o carro com as rodas viradas? 

(reprodução/Internet)
(reprodução/Internet)  

Não. A assistência hidráulica não é danificada com o veículo estacionado com as rodas viradas. Isso porque, quando ele está parado, o sistema fica desligado e despressurizado.

Leia também:

Qual é o problema na hora do estacionamento?  

(reprodução/Internet)
(reprodução/Internet)  

A verdade é que o problema pode acontecer bem antes. Ou seja: quando você manobra o veículo, recomenda-se que você não continue virando o volante quando ele alcançar o final do batente. 

Essa condição não é indicada porque você pode aplicar uma força intensa em parte dos elementos da direção. Além dela, a excessividade prejudica a suspensão dianteira e o sistema hidráulico. 

Motoristas precisam redobrar a atenção na hora de estacionar o veículo 

Agora, é importante que você saiba que existe outra situação que exige mais atenção por parte do motorista: é quando o carro é estacionado com as rodas viradas na direção da guia, sobretudo em aclives ou declives

Mas qual é o problema? Bem, suponhamos que o veículo receba alguma pressão, como um totozinho do automóvel que está estacionado na vaga acima.

Nessa situação, os conjuntos de suspensão e direção receberão todo o esforço dessa ação. O problema se agrava porque eles não foram projetados para passar por situações de estresse como essas. 

A consequência desse cenário é imediata. Podem surgir falhas na coluna de direção, eixos, amortecedores e rodas. Para piorar, o câmbio do veículo também pode ser danificado, caso o automóvel esteja engatado. 

Como evitar problemas ao estacionar o veículo?

O segredo é apostar na manutenção preventiva. Assim, você garante que o freio de estacionamento está em dia, ou seja, sem sinais de mau funcionamento. 

Uma vez que você já sabe os impactos de estacionar carro com as rodas viradas, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente! 


Leia também: Crash test da Tesla Cybertruck revela grande verdade sobre a picape

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA