Uma nova pesquisa foi realizada para identificar tendências e hábitos de consumo do público feminino no setor automotivo no Brasil. Com relação à marca de carro, a Chevrolet destaca-se como a favorita das mulheres. A seguir, trazemos os rankings com as marcas e os modelos que elas mais apreciam e confiam.
Chevrolet é a marca de carro favorita das mulheres brasileiras
A pesquisa foi realizada pela Webmotors, uma das principais plataformas de negócios e soluções para o mercado automotivo brasileiro. Em relação às marcas preferidas pelas mulheres brasileiras, o levantamento apresenta o seguinte ranking:
- Chevrolet – 13%
- Volkswagen – 11%
- Fiat – 10%
- Toyota – 10%
- BMW – 8%
- Jeep – 8%
A pesquisa da Webmotors foi realizada com 300 mulheres com idade predominantemente entre 35 e 54 anos (49%), casadas (65%), graduadas (73%), com filhos (72%), habitantes da região Sudeste (56%) e que possuem um carro ou uma moto (89%).
VEJA TAMBÉM
Quanto às marcas de carros mais seguras do ponto de vista das consumidoras brasileiras, a Volkswagen subiu da quinta posição, no mesmo tipo de levantamento realizado em 2021, para o primeiro lugar em 2023, seguida por Chevrolet e Toyota (ambas com 11%), Fiat (9%) e Honda (8%).
Num recorte por idade, para as mulheres com idade acima de 45 anos os veículos mais seguros são os modelos da marca Toyota.
Já em relação aos modelos de grande produção preferidos, o ranking mostra as marcas em posições invertidas. O Renegade, da Jeep, aparece no topo:
- Jeep Renegade – 46%
- Volkswagen Gol – 22%
- Chevrolet Onix – 15%
- Fiat Toro – 13%
“Com a pesquisa, observamos que as mulheres dão muito valor a itens ligados à segurança e a veículos mais altos, como os SUVs. Prova disso é o resultado do Jeep Renegade, um utilitário, ser o predileto do público feminino neste levantamento”, aponta Cris Rother, diretor de Marketing da Webmotors.
Mulher também gosta de oficina
Ainda segundo o estudo da Webmotors, 72% das entrevistadas disseram ser as principais responsáveis por levar seus carros ao mecânico. Nesse momento, os problemas mais frequentes vividos por elas são o receio de ser enganadas e de ter de pagar por um serviço desnecessário (66%).
A pesquisa também aponta que elas têm a desconfiança ou a impressão de receber orçamentos mais altos pelo fato de ser mulheres (22%) e também que consideram lojas, concessionárias e mecânicas ambientes machistas (12%).
A pesquisa da Webmotors difere totalmente de estudo semelhante realizado nos EUA pela consultoria S&P Global Mobility. Nenhuma das marcas apreciadas pelas brasileiras aparece na lista das favoritas das estadunidenses.