Cuidados que o dono do carro deve tomar com dispositivos de airbags

Equipamento de segurança obrigatório para todos os carros desde 2014, os airbags se tornaram fundamentais para a preservação da vida dos motoristas. Na última década, foi registrada queda de 30% no número de mortes por acidentes de trânsito, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito em 2021. A presença dos airbags nos veículos foi fundamental para essa redução. Assim, veja cuidados que o dono do carro deve tomar com os dispositivos de airbags.

VW Virtus (Foto: Divulgação/VW)

Dispositivos de airbags: dicas e cuidados para garantir a sua proteção

Apesar de sua presença e importância no cotidiano do motorista, o equipamento acaba não recebendo a devida atenção dos donos de veículos que, muitas vezes, não conhecem as precauções e cuidados que precisam tomar para garantir sua completa eficácia em caso de acidente. Isso pode acabar prejudicando a segurança e bem-estar dos ocupantes em situações de colisão.

O airbag funciona em harmonia com outros componentes do automóvel e depende, portanto, do uso e do funcionamento adequado destes para que sua função de proteção seja efetiva. Antes de conhecer os cuidados essenciais que você deve tomar em relação a esse equipamentos de segurança, conheça os principais tipos de airbags.

VEJA TAMBÉM

Foto: Divulgação/Toyota do Brasil

Principais tipos de airbags

Airbags frontais – Modelo mais comum e obrigatório, fica localizado no volante e no painel do passageiro.

Airbags laterais – Projetados para proteger o tronco e a cabeça dos ocupantes.

Airbag de cortina – Serve para amortecer os impactos na parte lateral do veículo.

Airbag central – Sua função é prevenir o choque entre passageiro e motorista durante uma colisão.

Airbags traseiros – Se localizam na parte posterior dos assentos traseiros, e servem para proteger a cabeça dos passageiros em batidas na parte de trás do veículo.

(Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil)

Cuidados essenciais com os airbags

Para o correto funcionamento dos dispositivos de segurança, fique atento aos seguintes itens:

Data de validade – Os fabricantes de veículos estipulam um tempo médio de utilidade de um airbag em 15 anos, sendo necessária a troca do equipamento em carros que já atingiram essa idade.

Atenção aos indicadores  – O motorista deve ficar sempre alerta para a luz indicadora do airbag no painel. Caso ela acenda repentinamente, pode significar a ocorrência de problemas, o que exige manutenção apropriada e imediata.

Boas práticas – Além dos cuidados com os aspectos mecânicos, boas práticas por parte dos passageiros também são necessárias, como não colocar objetos em cima do painel,  não apoiar pernas e braços em locais inapropriados. O mais importante: usar corretamente o cinto de segurança – quando seu uso é negligenciado, o impacto da colisão pode ser fatal, mesmo com o bom funcionamento dos airbags.

Bancos na posição correta – Manter os bancos em uma posição reta e a uma distância de 25 a 30 centímetros dos locais dos airbags é também uma medida eficiente para maximizar o efeito das bolsas de ar sobre o corpo dos passageiros, evitando possíveis fatalidades ou mesmo lesões graves.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar