Motivos para comprar ou não o Hyundai HB20 2023

O Hyundai HB20 2023 foi lançado no mês de julho deste ano . Algumas “polêmicas” marcaram a chegada da nova linha do hatch. Isso porque algumas mudanças que o modelo traz são evidentes, mas outras nem tanto. Além isso, há pontos que melhoraram em relação à linha 2022, enquanto outros parecem ter deixado a desejar.

O carro, porém, vende bastante. Prova disso, é que o HB20 foi o líder de vendas no Brasil no mês de outubro – “desbancando” a Fiat Strada, que é um dos maiores sucessos de venda no País.

Dessa forma, o Garagem360 apurou e listou alguns motivos que podem fazer com que optemos ou não por comprar o Hyundai HB20 2023. Vamos lá!

VEJA TAMBÉM

Confira os detalhes do novo Hyundai HB20S 2023, bem como os aspectos positivos e o que deixa a desejar no sedã compacto
(Foto: Divulgação)

Confira alguns pontos para comprar ou não o Hyundai HB20 2023

Por que você deve escolher o novo Hyundai HB20

1 – Desempenho

O Hyundai HB20 2023 tem como um dos principais pontos altos o desempenho. Nesse quesito, o hatch realmente “evoluiu” e compensa ser cogitado como uma aquisição.

Isso se deve à motorização, que está presente nas versões de entrada, intermediárias e topo de linha. Por exemplo, se falarmos da versão Platinum Plus, seu propulsor 1.0 TGDI alcança 120 cv e 17,5 kgfm de torque – que garante bom desempenho urbano e na estrada.

2 –  Assistentes de direção

Os assistentes de direção são mais alguns dos destaques da linha 2023 do HB20 – que tornou o hatch bastante competitivo.

Por exemplo, o alerta de saída de faixa corrige automaticamente o caminho, a partir dos 60 km/h. Além disso, destaque para o sistema de centralização de faixas – que é acionado já a partir dos 20km/h.

3 – Conectividade

Sem dúvida, o novo Hyundai HB20 2023 tem mais um ponto forte que é mais conectividade em relação à linha anterior e aos seus concorrestes. Podemos citar:

  • Hyundai Bluelink
  • serviço de concierge
  • telemetria
  • localizador em tempo real
  • função valet

4 – Volante

Segue agradando a direção elétrica, que no Hyundai HB20 2023 vem ainda mais calibrada. Dessa forma, o hatch se torna até esportivo nas curvas.

 5 – Versões

A gama extensa de versões é mais um motivo para pensar no novo HB20 como próxima aquisição. Com 9 versões disponíveis e, ainda que o preço possa não agradar muito, a diferença de valores entre cada uma delas é bastante atrativa (o que veremos mais adiante).

(Foto: Divulgação/ Hyundai)

Por que você pode desistir de comprar o novo HB20

1 – Consumo

O novo HB20 não tem o consumo mais econômico da categoria e melhorou pouco. Em tempos de oscilação de preços de combustíveis, pode ser um ponto negativo para o modelo.

Por exemplo, o HB20 1.0 Sense MT 2023 (versão de entrada) apresenta consumo de 9,1 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina). 

2 – Poucos equipamentos

A lista de equipamentos da linha 2023 do HB20 é um tanto limitada pelo valor de todas as versões do hatch – o que pode pesar na hora do consumidor optar por adquirir o modelo.

Com exceção da versão topo de linha a Platinum Plus, que veio bem equipada, as demais versões do HB20 2023 não contam com luzes de rodagem diurna em LED – atributos vistos em carros concorrentes como o novo VW Polo.

Deixa a desejar também: ausência de retrovisor interno eletrocrômico e porta-objetos pequeno.

Novo hb20 (Foto: Divulgação/ Hyundai)

3 – Visual

O HB20 2023 passou por reestilização, mas o novo visual foi o que, provavelmente, menos agradou os brasileiros. No caso, as laterais permanecem as mesmas da linha 2022, salvas poucas alterações como as silhueta dos faróis.

Assim, as mudanças discretas dividem opiniões e podem ser um ponto que deixou a desejar na linha 2023.

(Foto: Divulgação/Hyundai)

4 – Conforto na condução

A linha 2023 até oferece conforto para o motorista. No entanto, é mais um ponto que poderia ter sido melhorado. O HB20 2023 é “mais duro” de guiar se comparado a concorrentes como o Chevrolet Onix e o VW Polo.

Esse ponto pode ser explicado pela suspensão adotada no HB20, do tipo McPherson na dianteira (com barra estabilizadora) e traseira com eixo de torção – o que não traz novidades.

5 – Preços

Por fim, os preços, que sempre pareceram um problema para o HB20, também pesou na linha 2023. Por todos os pontos que deixaram a desejar, os preços podem não compensar.

Com o recente aumento da Hyundai para o modelo, os preços subiram – conforme pode ser visto:

Fipe

 

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar