Essas tendências devem DOMINAR o setor automotivo até o fim do ano

Com o segundo semestre já em vigência, o setor automotivo em 2023 aponta para algumas direções que o segmento pode seguir.

Dessa forma, veja o rumo que esse setor deve se direcionar até o fim do ano.

Essas tendências devem DOMINAR o setor automotivo até o fim do ano
Veja quais parecem ser os rumos do segmento no segundo semestre de 2023 (Foto: Freepik)

Tendências do setor automotivo em 2023

O segmento automotivo vem passando por constantes mudanças que passam tanto pelas novas estratégias das fabricantes como também pelo perfil do consumidor. 

VEJA TAMBÉM

Dessa forma, a InstaCarro, plataforma online de venda de carros, elencou algumas tendências que o setor automotivo deve adotar ou intensificar já até o fim deste ano. 

Assim também, os novos rumos do setor levam em conta mudanças já iniciadas, assim como reestruturações de conceitos junto ao público. 

Alta dos carros elétricos

Os números falam por si só e 2023 têm sido o melhor ano da série histórica de emplacamentos de veículos elétricos no Brasil de acordo com a ABVE. 

Conforme dados do setor, entre janeiro a junho deste ano foram 32.239 emplacamentos, com crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre do ano passado. 

Definitivamente sustentáveis, os veículos elétricos trazem maior economia de custos a longo prazo. 

Porém, seu preço ainda elevado é o principal desafio para uma expansão ainda maior desse segmento. 

Essas tendências devem DOMINAR o setor automotivo até o fim do ano
Essas devem ser as tendências do segmento no segundo semestre de 2023 (Foto: Freepik)

Carros seminovos e usados

Em contrapartida ao momento tecnológico em que vivemos, veículos um pouco mais antigos, têm ganhado destaque. 

A realidade difícil para muita gente que precisa e quer comprar um carro no Brasil faz com que esse público escolha opções mais acessíveis. 

Nesse sentido, a escolha acaba sendo por veículos seminovos ou usados. 

Nem mesmo o pacote de incentivos do governo no último mês foi suficiente para disponibilizar os modelos populares para uma parte mais carente da sociedade. 

Assim, a preferência de muita gente são mesmo carros com 4 ou 5 anos de lançamento. 

Segundo a Fenabrave, nos primeiros quatro meses de 2023, foram comercializadas 3,2 milhões de unidades.

Isso representa um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Essa é para quem tem carro: Faça você mesmo o check-up completo do seu carro em apenas 6 passos

Conectividade e tecnologia

Foi-se o tempo em que possuir um carro significava ‘’apenas’’ ter um meio de transporte mais confortável. 

Agora, o consumidor brasileiro extremamente conectado às tecnologias do dia a dia buscam veículos cada vez mais equipados no mercado automotivo.

Nesse sentido, a conectividade também passou a ser uma aliada dos diagnósticos dos carros com alertas sobre problemas e intervenções diretas para evitar danos ao automóvel. 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar