Chegada da indústria do carro elétrico no BR pode beneficiar um outro setor da economia

Assim como em todo o mundo, o crescimento do mercado do carro elétrico no Brasil ocorre de forma exponencial. No primeiro quadrimestre deste ano, foi registrado um aumento de 53,5% nas vendas, com volume vendido equivalente ao de todo o ano de 2020. A consolidação da indústria do carro elétrico pode beneficiar um outro setor da economia brasileira. Entenda.

Veja como a consolidação da indústria do carro elétrico pode beneficiar um outro setor da economia

Apesar dos avanços promissores no segmento do carro elétrico, existe uma preocupação legítima em relação ao impacto que esse crescimento pode ter nas exportações dos minérios brasileiros. 

O aumento na produção de veículos movidos pela energia da bateria demanda uma quantidade significativa de minerais, como o lítio e o cobre, que são essenciais para a fabricação das baterias. Como o Brasil é um importante produtor desses minérios, há o temor de que a demanda interna possa afetar negativamente as exportações desses recursos naturais.

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O assunto veio à tona com a recente restrição da China às vendas para o exterior de dois minérios, o gálio e o germânio. Mas será que o potencial de exportação de minérios estaria ameaçado com o avanço da indústria nacional de automóveis elétricos? Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, o País tem potencial para conciliar ambas atividades.

“O avanço da indústria do carro elétrico no Brasil tem o potencial de ampliar o número de exportação de automóveis nos próximos anos e isso não afeta a extração nacional de minérios importantes. Porém, é claro que quando tratamos de carros elétricos estamos falando de um produto que conta com um valor agregado, o que pode ser positivo para a nossa balança comercial”, afirma o executivo.

Porém, Pizzamiglio ressalva que isso depende muito dos dados da produção nacional, que precisam melhorar os resultados apresentados no último ano. Um exemplo disto está na Vale do Rio Doce, empresa mineradora que registrou uma queda de 14,5% na produção de cobre no quarto trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior – totalizando 66,3 mil toneladas. 

Avanço da indústria do carro elétrico beneficia a indústria extrativa mineral

Chegada da indústria do carro elétrico no BR pode beneficiar um outro setor da economia
Extração mineral no país tende a se intensificar (Foto: Matthew Livera/Unsplash)

Ao longo do ano, a produção de cobre foi de 253,1 mil toneladas, uma redução de 14,7% em relação ao ano anterior. O minério é essencial para a produção dos automóveis elétricos e, ao mesmo tempo, é um produto exportado pelo Brasil.

“A crescente importância do lítio como componente essencial para baterias de carros elétricos tem impulsionado investimentos e iniciativas de exploração. Com o Brasil buscando se posicionar como um dos principais produtores, junto com Chile e Argentina, estamos presenciando um mercado em ascensão na América do Sul”, aponta Pizzamiglio.

As projeções indicam que as receitas dos produtores de lítio, cobre, cobalto e níquel podem quadruplicar até 2050, atingindo US$ 13 trilhões entre 2021 e 2040. O comércio exterior desses minerais estratégicos desempenhará um papel fundamental na economia global da transição verde. 

O Brasil registrou um notável crescimento nas exportações de lítio em 2022, com um aumento de aproximadamente 38,6%. De acordo com os dados mais recentes, o valor total das exportações alcançou US$ 3.620.891, superando os resultados de 2020, quando o país exportou cerca de US$ 2.611.646 em baterias de íons de lítio.

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Movimento nos preços da mobilidade elétrica

Outro aspecto que precisa de atenção é em relação ao aumento da demanda interna por carros elétricos. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram registrados 6.435 emplacamentos em maio deste ano, estabelecendo a maior marca mensal de vendas de veículos leves eletrificados desde o início da série histórica. 

Chegada da indústria do carro elétrico no BR pode beneficiar um outro setor da economia
Chegada do BYD Dolphin provocou movimentação de preços do mercado (Foto: Divulgação/BYD)

E, segundo a ABVE, esse número tende a aumentar para o mês de junho. Com isso, o País ultrapassou a marca de 150 mil veículos elétricos em circulação, chegando a 152.453 em maio.

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para a eletromobilidade, observamos hoje um passo no caminho para a eletrificação do País. 

“Os dados deixam claro que o Brasil tem o potencial de se tornar um grande símbolo da eletrificação, principalmente considerando a nossa matriz energética limpa e o potencial que é disponibilizado pela eletrificação das frotas de ônibus. Ao meu ver, esse é o primeiro grande passo para um futuro que é irreversível e imensurável”, destaca o executivo.

Esse cenário tende a se ampliar, principalmente com o barateamento dos carros elétricos. Algo que pode ser observado após o recente lançamento do BYD Dolphin EV. Por ser oferecido por preço mais acessível em comparação à concorrência, “esse modelo tem movimentado o preço da modalidade elétrica no País, aponta o executivo.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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