Especialista revela 5 segredos inéditos para economizar combustível na estrada
Com os preços dos combustíveis em alta, planejar uma viagem de carro pode gerar preocupações no bolso. E se eu disser que há alguns segredos para economizar combustível na estrada que talvez você não conheça. Veja quais são.
Como economizar combustível na estrada?
Faça pequenos ajustes para melhorar a aerodinâmica
Muitos motoristas se preocupam com a velocidade, mas negligenciam a aerodinâmica do veículo em detalhes surpreendentes. O primeiro segredo consiste em remover acessórios externos não essenciais, como um bagageiro de teto vazio, suportes de bicicleta que não estão sendo usados, aerofólios que não contribuem para nada e até os vidros abertos.
Um bagageiro vazio, por exemplo, pode elevar o consumo em até 15% na estrada. Além disso, manter as janelas fechadas e optar pelo ar-condicionado de forma inteligente também contribui para melhorar a aerodinâmica do veículo.
Escolha o combustível certo
“Vou de etanol ou de gasolina? Nem todos os carros são mais econômicos no etanol. Para saber qual é o melhor você vai ter que zerar o marcador do veículo e fazer o teste de quantos quilômetros ele faz com cada combustível. Só vale a pena se o consumo de etanol for de 70% da gasolina”, destaca a CEO da Lion’s Queens Garage, Guerda Tiziane.
Calibragem inteligente
A calibragem correta dos pneus é um mantra da economia de combustível, mas o segredo vai além da pressão recomendada no manual.
Em viagens longas e com o veículo mais pesado, aumentar ligeiramente a pressão do pneu (dentro do limite máximo de segurança indicado no pneu) pode reduzir a resistência ao rolamento e otimizar o consumo.
Aceleração progressiva e antecipação
A forma como você interage com o acelerador e os freios podem ter um impacto no consumo.
O segredo está na suavidade e na antecipação, ou seja, acelerações constantes e progressivas, sem pisar muito no acelerador. Nas descidas, utilize a inércia e antecipe as frenagens apenas tirando o pé do acelerador com antecedência, assim o carro perde velocidade naturalmente, evitando o desperdício da energia cinética.
Apenas tenha cuidado e jamais dirija na “banguela”, (deixar o carro em ponto morto nas descidas).
Manutenção preventiva
O quinto segredo para economizar combustível na estrada está na manutenção preventiva que vai além da troca de óleo. Verifique itens como filtros de óleo, velas de ignição, balanceamento e alinhamento das rodas.
Um filtro de ar sujo, por exemplo, dificulta a entrada de oxigênio no motor, fazendo com que ele trabalhe mais e consuma mais combustível. Velas desgastadas causam falhas na combustão e também fazem o carro “beber mais”. A manutenção preventiva completa e regular garante que o motor opere de forma eficiente.
Eai, qual dessas dicas você não conhecia? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.