Tags

Notícias

Confira dicas para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio

Créditos: Divulgação/ TMD Friction
29 julho, 2020
Da Redação

Responsáveis por atritar com discos durante as frenagens, desacelerando, assim, parcialmente o veículo até sua parada, as pastilhas de freio são peças constituintes de sistemas de freios a disco, nas quais, em sua maioria, são compostas por materiais de fricção, reforço metálico e, conforme projeto, acessórios – sensores, cabos, chapas antirruídos etc.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Durabilidade das pastilhas de freio

A troca usual dá-se pelo fim da vida útil das pastilhas, que ocorre quando seu material de fricção chega à espessura igual ou inferior a dois milímetros. Uma outra forma de observar seu momento de troca é quando o usuário percebe que houve uma redução da eficiência do sistema. Sendo assim, deve-se procurar um profissional de confiança para que uma análise mais detalhada do conjunto seja feita.

De acordo com Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, o método mais comum para identificar se os itens estão desgastados é o visual ou por meio de medição deles. “Peças equipadas com indicadores de desgaste facilitam a indicação de troca, pois os mecânicos geram ruído característico ao tocarem no disco e os elétricos mostram no painel de instrumentos essa necessidade.”

LEIA MAIS: Uso do freio na descida da serra exige cuidados; veja dicas
Regulagem dos freios de veículos pesados: saiba como funciona e o tipo de manutenção

Para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio, Raulincom explica que, primeiramente, sempre que substituir as pastilhas deve-se observar o estado dos discos de freio, pois estes, apresentado estados de conservação inadequados, podem comprometer sua vida útil.

Em seguida, recomenda-se a devida limpeza e lubrificação (conforme apropriado) do conjunto e suas partes, a fim de garantir seu correto funcionamento. Sendo assim, regule o sistema de freio como um todo, mantendo o devido balanceamento de atuação dos freios e evitando a sobrecarga do eixo que está passando por manutenção.

Por exemplo: se você está fazendo a manutenção do freio dianteiro de um veículo, o freio traseiro deve ser avaliado, para que ele também sofra uma manutenção ou regulagem. Por fim, não dirija com o pé apoiado no pedal de freio, tal atitude involuntária, muito comum a motoristas de automóveis com transmissão automática, podem acelerar o desgaste das pastilhas e do disco, além do aumento de consumo de combustível.

30 carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020

Se antes do início de 2020 as previsões eram otimistas, o cenário real do mercado automotivo não é dos melhores. A pandemia da covid-19 derrubou as vendas e chegou até a paralisar a produção das fabricantes. Mesmo assim, o Chevrolet Onix encerrou mais um semestre na ponta da tabela. E sua vantagem é tão grande que será difícil algum veículo superá-lo até o final deste ano.

Na galeria, confira quais foram os 30 modelos mais vendidos no primeiro semestre de 2020. Os dados são da Fenabrave.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.