Uso do freio na descida da serra exige cuidados; veja dicas

Notícias 20 de fevereiro de 2020 Da Redação, com assessoria 0

No Carnaval, o movimento nas estradas sentido litoral é intenso. Para garantir a segurança durante o trajeto e não ter dor de cabeça na viagem, a revisão do carro é de extrema importância. Além do check-up, o motorista deve usar o freio de forma adequada na descida da serra para evitar o superaquecimento de peças que compõem o sistema e a perda de eficiência na frenagem.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, fabricante de pastilhas de freio detentora da marca Cobreq, a principal recomendação é descer a serra com o veículo engrenado e nunca em ponto morto. “Dessa forma, o motorista não precisará pisar no pedal do freio o tempo todo, o que contribui para preservar os itens do sistema de frenagem”, comenta. Ele explica que usar o freio de forma excessiva em declive pode elevar excessivamente a temperatura no disco de freio, nas pastilhas e demais peças que fazem parte do conjunto da roda.

Se o carro for manual, é recomendado utilizar a mesma marcha que seria usada na subida. Caso o veículo seja automático, a redução é feita a partir do acionamento do freio ou, quando disponível, por controles manuais na alavanca de câmbio ou “borboletas”.

Outra orientação é manter uma distância segura do carro da frente. Além de evitar frenagens bruscas, ajudando a poupar os freios, dá ao motorista mais tempo para agir, principalmente caso os freios comecem a falhar devido ao superaquecimento.

Conforme o coordenador, se o motorista notar que o freio está perdendo a eficiência, a recomendação é diminuir a velocidade e parar em um local seguro até que o sistema resfrie e volte a funcionar.

Além de todas as recomendações, o coordenador lembra que o sistema de freio é o principal item de segurança de um veículo e deve sempre estar em perfeitas condições. “Optar por produtos de qualidade e fazer a revisão antes de viajar são práticas importantes para garantir a segurança do motorista e dos ocupantes do carro”, finaliza.

LEIA MAIS: Vai viajar no Carnaval? Veja dicas para aproveitar a estrada com segurança
BMW Série 2 Gran Coupé chega ao Brasil em duas versões

Estradas mais legais do mundo

Por falar em viajar de carro, confira na galeria algumas das estradas mais legais do mundo.

 

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *